“A população votou em quem sabe administrar”, afirma Mourão sobre eleições

O vice-presidente comentou a queda do PT no pleito municipal e pontuou que os partidos detentores das prefeituras apoiam Bolsonaro

atualizado 30/11/2020 11:57

Romério Cunha/VPR

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), comentou na manhã desta segunda-feira (30/11) os resultados das Eleições 2020: “A população votou em quem sabe administrar”.

“O prefeito tem que solucionar aqueles problemas imediatos de mobilidade urbana, saúde básica e educação básica. Então, quem estava sintonizado com isso recebeu os votos da população. Ao mesmo tempo que aquela turma que não tinha sido nem síndico no prédio em que morava ficou para trás”, assinalou.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, informou na noite de domingo (29/11) que 29,47% do eleitorado brasileiro se absteve do segundo turno das eleições municipais deste ano. No primeiro turno, o percentual foi de 23,14%. Barroso atribuiu a taxa de abstenção à pandemia de Covid-19

“Nos últimos anos, as abstenções já vinham crescendo, acredito que, neste ano, foi também por causa da pandemia — o ministro Barroso já falou isso na entrevista dele. Há alguns anos, já se discute a questão da obrigatoriedade do voto no Brasil, algumas pessoas aí já foram eleitas com menos votos do que a quantidade de brancos, nulos e abstenções”, declarou Mourão sobre a taxa de abstenções.

O vice-presidente aproveitou para relacionar a vitória dos partidos nas prefeituras ao apoio à gestão do mandatário do país. “Você tem três partidos que detêm a maiorias das prefeituras hoje, que é o MDB, DEM e PSDB. O PT também está bem posicionado. São os partidos de centro, e a maioria deles está apoiando o trabalho do presidente Bolsonaro”, finalizou.

Decaída do PT

Mourão também comentou a perda de representatividade do PT no pleito municipal. Pela primeira vez desde a redemocratização, a legenda não elegeu nenhum prefeito nas capitais do país. Nem os candidatos de outras siglas que haviam sido apoiados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram eleitos.

“O PT tem de se reinventar, se libertar de acreditar que o Lula resolve tudo. O Lula é passado já, eles têm de buscar novas lideranças”, sugeriu Mourão.

Últimas notícias