Para ter “bases sólidas”, Moro lança plataforma de dados de segurança

Sistema vai reunir estatísticas de Segurança com base nos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal

atualizado 15/03/2019 15:34

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou nesta sexta-feira (15/3) uma plataforma para divulgação de estatísticas de Segurança com base nos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal. Esses dados farão parte do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e de Rastreabilidade de Armas e Munições, e sobre Material Genético, Digitais e Armas).

A plataforma será atualizada mensalmente, na segunda quinzena, com um acumulado dos crimes ocorridos nos três meses anteriores.

“Não há como fazer Segurança Pública sem dados confiáveis. Durante muito tempo não se tinha estatísticas confiáveis em Segurança Pública. Os dados eram coletados por institutos não oficiais, que preenchiam lacuna de algo que faltava. Agora teremos bases mais sólidas para traçarmos políticas”, disse Moro.

O ministro deixou o local antes da entrevista coletiva convocada pela pasta. Ao abrir o evento, ele avisou que iria para uma audiência de última hora no Palácio do Planalto.

A ferramenta ficará disponível para pesquisa por meio do site do Ministério da Justiça (www.justica.gov.br).

As estatísticas contemplam o período de janeiro de 2015 a outubro de 2017. De acordo com a pasta, na primeira quinzena de abril os dados de 2018 já estarão consolidados.

Últimas notícias