metropoles.com

Ministro da AGU defende MP que reduz salário: “Vitória do país”

André Mendonça afirma que todos os dispositivos da MP estão em pleno vigor e que os acordos individuais são válidos e têm efeitos imediatos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
André Mendonça
1 de 1 André Mendonça - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), André Mendonça, afirmou que, apesar de o recurso do governo ter sido negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowiski, a medida provisória trabalhista — que prevê redução de jornada e corte de salário — teve pontos importantes esclarecidos

Mendonça afirmou nesta segunda-feira (13/04) que o ministro do STF lançou luz sobre pontos da segurança jurídica e da validade dos acordos individuais.

No Twitter, o chefe da AGU escreveu: “A partir do recurso da AGU, o ministro Lewandowiski esclareceu que: 1) todos os dispositivos da MP 936 estão em pleno vigor; 2) os acordos individuais são válidos e têm efeitos imediatos; e 3) havendo acordo coletivo posterior, o empregado poderá a ele aderir”. 

Para André Mendonça, a decisão traz “segurança jurídica à matéria e garante o direito do trabalhador, o emprego e a sobrevivência de milhares de empresas”. “Vitória do país! Garantida mais essa importante política pública do governo”, comemorou.

A AGU recorreu na última sexta-feira (10/04) ao STF da decisão liminar de Lewandowski.

O ministro decidiu que a redução de salário e jornada prevista na MP e a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia podem ser feitas, desde que a negociação individual entre trabalhador e patrão seja comunicada aos respectivos sindicatos em até 10 dias. O sindicato poderia então, se avaliar necessário, iniciar negociação coletiva.

A AGU argumenta que a decisão do ministro “frustra” a possibilidade de acesso rápido a um mecanismo para proteção de emprego. O plenário do STF deve analisar a questão na próxima quinta-feira (16/04).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?