metropoles.com

Justiça do Rio nega pedido de Bolsonaro e inocenta Jean Wyllys (PSol)

Presidente processou o ex-deputado federal por calúnia e difamação ao ser chamado de “burro” e “fascista” em entrevista

atualizado

Compartilhar notícia

Wilson Dias/ Agência Brasil
jean wyllys
1 de 1 jean wyllys - Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou nesta terça-feira (19/2) a acusação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) por calúnia e difamação. Na ação, o militar da reserva pedia uma indenização de R$ 20 mil por ter sido chamado de “burro” e “fascista” por Wyllys, durante uma entrevista concedida pelo ex-parlamentar, em 2017.

No processo impetrado pela defesa, Bolsonaro demonstrou insatisfação com outros termos usados por Wyllys, como: “ignorante”, “desqualificado”, “racista” e “canalha”.

A juíza Marcia Correia Hollanda entendeu que Wyllys não se manifestou, exclusivamente, para comentar e atacar as condutas de Bolsonaro. “O entrevistado também tratou da reforma da Previdência, com críticas sobre o tema, aspectos tributários, violência, movimento neoliberal, além de outros temas”, diz trecho da decisão.

Mesmo com a decisão favorável a Jean Wyllys, a magistrada reconheceu que a fala do ex-deputado foi ofensiva. “No caso em exame, apesar de reconhecer o inequívoco tom ofensor dirigido pelo réu ao autor, inclusive imputando-lhe a prática de crime de lavagem de dinheiro, na esteira da posição consolidada pelo Egr. Supremo Tribunal Federal, entendo que as declarações estão abarcadas pela imunidade parlamentar”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?