metropoles.com

Justiça de SP decide não aplicar tabela de fretes no agronegócio

Decisão provisória beneficia apenas produtores de soja, cacau, óleo de palma, insumos agrícolas, grãos, fertilizantes e café

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
greve dos caminhoneiros
1 de 1 greve dos caminhoneiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) conseguiu uma decisão liminar (provisória) da Justiça Federal de São Paulo para que a tabela de fretes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não seja aplicada nos contratos de transporte rodoviário. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, a determinação foi do juiz Marcelo Guerra Martins, nesta quinta-feira (14/6). De acordo com o magistrado, o tabelamento de preços é “medida drástica”, porque “retira totalmente a liberdade negocial das partes”.

O texto afirma que os associados da Abag – produtores de soja, cacau, óleo de palma, insumos agrícolas, grãos, fertilizantes e café – estão liberados, portanto, para continuar transportando seus produtos sem aplicar os novos preços.

“Conforme exemplos históricos infelizmente já vivenciados, geralmente esse tipo de intervenção é inócuo, causa incerteza, insegurança e escassez de produtos, em franco prejuízo dos consumidores”, diz trecho da decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?