metropoles.com

Justiça autoriza inscrição de mulheres e casados em concurso da Marinha

O edital proibia o cadastro de candidatos nessas situações. O MPF recorreu e ganhou aval da 9ª Vara Federal Cível do DF

atualizado

Compartilhar notícia

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o Colégio Naval permita a inscrição de candidatas de sexo feminino e de candidatos casados ou em união estável nos próximos concursos a serem realizados. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a decisão, há pena de multa diária em caso de descumprimento da medida. Após declínio de competência para Justiça Federal no Rio de Janeiro, o MPF recorreu e conseguiu a tutela de urgência que garante a isonomia do concurso.

O MPF ingressou com ação civil pública em setembro de 2019 para garantir a inscrição de mulheres e pessoas casadas ou união estável. A Justiça do DF declinou a competência para a Justiça do Rio por entender que tratava do mesmo edital da Escola Naval, que também proibia a participação de candidatos casados ou em união estável.

O Ministério Público, então, entrou com embargos de declaração questionando a decisão, em março deste ano.

Em nova sentença, a 9ª Vara Federal Cível do DF reconheceu o erro material da decisão anterior e acatou o recurso e o pedido de tutela de urgência.

“O perigo da demora resta demonstrado, pois o ingresso de candidatas mulheres e de candidatos casados/união estável no CPACN em 2019 já foi impedido, o que ceifou o direito de dezenas de candidatos. Diante do exposto, acolho os embargos declaratórios opostos pelo MPF, para reconhecer a ocorrência de erro material na decisão”, diz trecho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?