Marinha do Brasil abre inscrições de concurso com 100 vagas para oficiais

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos

atualizado 15/06/2020 17:32

Reprodução

Começaram nesta segunda-feira (15/06) as inscrições do concurso Marinha Mercante com 100 vagas para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm).

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos (em 1º de janeiro de 2021). Além disso, os concorrentes devem ser solteiros e não possuir filhos ou dependentes.

O edital oferece 55 postos para estudar no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e 45 no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

Será possível se inscrever até 30 de junho, mediante preenchimento de formulário de cadastro disponível no site https://www.marinha.mil.br/ciaga/. O valor da taxa é de R$ 65.

Na primeira fase, os candidatos farão prova escrita com 80 questões sobre português, inglês, matemática e física, além de uma redação. A avaliação está agendada para 29 e 30 de agosto. As demais etapas incluem:

Exame psicofísico, de 22 de outubro a 20 de novembro; teste de suficiência física, de 1 a 11 de dezembro;
e período de adaptação/verificação de documentos, de 5 a 24 de janeiro de 2021.

0
Matrículas

A matrícula e o início do curso estão marcados para 25 de janeiro. Os recrutas terão direito a alojamento, alimentação e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 1.334.

A Marinha Mercante oferece aos estudantes opções de cursos em duas áreas: náutica ou máquinas. Na primeira, os alunos aprendem sobre manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo. Já o segundo ramo prepara os profissionais para condução e manutenção das instalações de máquinas de navios.

Últimas notícias