metropoles.com

Justiça absolve Kassab, Corinthians e Odebrecht por incentivos fiscais

Tribunal de Justiça de São Paulo declarou constitucional lei dos incentivos que viabilizou construção do estádio Itaquerão

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Além de considerar constitucional a Lei Municipal nº 15.413/201, responsável por dar incentivos fiscais para a construção do Itaquerão – estádio que sediou o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 –, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) absolveu o ex-prefeito Gilberto Kassab, o Corinthians, a empreiteira Odebrecht, assim como o fundo que administra a Arena. As informações foram divulgadas no blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com a reportagem, a ação movida pelo Ministério Público questionava o modelo de concessão de incentivos fiscais e tratava da condenação dos réus, entre eles Gilberto Kassab e o Corinthians, pela prática de ato de improbidade administrativa.

O desembargador relator Souza Nery votou, em julgamento ocorrido em 7 de março, pela parcial procedência da ação. No seu entendimento, havia necessidade de licitação para a obra privada.

Segundo as informações publicadas no blog, o julgamento foi retomado nesta quarta-feira (18/4), após pedido de vista pelo desembargador Osvaldo de Oliveira. Por três votos a dois, o TJSP rejeitou provimento ao recurso de apelação do MP.

Outro lado
O blog de Fausto Macedo informou ainda que a defesa do ex-prefeito Gilberto Kassab, representada pela banca Bottini & Tamasauskas Advogados, considerou a decisão do Tribunal de Justiça acertada.

“Não era o caso de licitação. A obra era privada e foi um importante veículo utilizado pelo legislador para promover o desenvolvimento da região leste de São Paulo, além de atender às altas exigências da [Federação Internacional de Futebol] Fifa para sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo [2014]”, declarou o advogado Igor Sant’Anna Tamasauskas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?