metropoles.com

Interferência na PF: Moraes prorroga por 90 dias ação contra Bolsonaro

O caso está parado no Supremo, que precisa definir o modelo do depoimento do presidente – se será presencial ou por escrito

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta terça-feira (20/7) por 90 dias o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou interferir na Polícia Federal. As investigações foram abertas após acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do encerramento do prazo final anterior (27 de julho), o presente inquérito”, diz o despacho de Moraes.

O inquérito foi aberto no ano passado pelo STF, que atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Quando anunciou a saída do ministério, Moro disse que Bolsonaro tentou interferir em investigações da PF ao cobrar a troca do chefe da Polícia Federal no Rio de Janeiro e ao exonerar o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado por Moro. O objetivo, segundo o ex-ministro, seria blindar investigações de aliados.

O prazo para a PF concluir as investigações se encerra no dia 27 de julho, mas ainda falta o Supremo definir o modelo do depoimento do presidente – se será presencial ou por escrito. Esse julgamento está programado para setembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?