metropoles.com

Com pena reduzida, Lula poderá deixar a cadeia em cinco meses

Segundo o Código Penal, podem pedir progressão na reclusão os detentos que cumprirem 1/6 da pena

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652
1 de 1 site-lula-informa-a-justica-r-12-milhoes-de-patrimonio-lula-rindo-e1530181843652 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) Com isso, o petista poderá deixar a cadeia em cinco meses. Os ministros do STJ deram parecer para manter a condenação, mas diminuir a sentença do petista para 8 anos e 10 meses de prisão. Assim, Lula poderá ser beneficiado com regime semiaberto ou à prisão domiciliar em setembro deste ano.

Segundo o Código Penal, podem pedir progressão na reclusão os detentos que cumpriram 1/6 da pena. Lula está preso desde 6 de abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que envolve a compra do tríplex, em Guarujá, no litoral paulista. Inicialmente, o petista foi condenado a 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4).

Contudo, para Lula deixar a cadeia em setembro deste ano depende de um segundo julgamento. Em fevereiro deste ano, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão também pelos mesmos crimes no caso do sítio de Atibaia. Se o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a condenação, Lula pode ser mantido na superintendência da Polícia Federal.

A redução de pena pelo STJ pode fazer com que o ex-presidente seja beneficiado com a progressão antes do prazo inicialmente previsto em razão da decisão de segunda instância, do TRF-4. Nesse caso, Lula cumpriria 1/6 da pena somente em abril do ano que vem, quando teria direito à progressão de pena.

Ao decidirem pela redução, os ministros do STJ diminuem, inclusive, a sentença que havia sido determinada em primeira instância por pelo ex-juiz Sergio Moro, quando respondia pela 13ª Vara Federal de Curitiba. O hoje ministro da Justiça e Segurança Pública sentenciou Lula a 9 anos e seis meses de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?