metropoles.com

Assembleia do Rio decide soltar Picciani, Paulo Melo e Albertassi

Por 39 votos a 18 deputados estaduais decidem revogar prisão de presidente da Alerj e mais dois deputados peemedebistas

atualizado

Compartilhar notícia

ANIA REGO/AGÊNCIA BRASIL, FABIO MOTTA/ESTADÃO E ALERJ
picciani-melo-albertassi-620×35011
1 de 1 picciani-melo-albertassi-620×35011 - Foto: ANIA REGO/AGÊNCIA BRASIL, FABIO MOTTA/ESTADÃO E ALERJ

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decidiu, nesta sexta-feira (17/11), por 39 votos a favor e 19 contrários, soltar os deputados fluminenses Jorge Picciani (PMDB), Paulo Melo (PMDB) e Edson Albertassi (PMDB). Os parlamentares foram presos nesta quinta-feira (16), por votação unânime do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), acusados de lavagem de dinheiro, corrupção, associação criminosa e evasão de divisas.

A decisão da maioria dos deputados segue o relatório da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj,  pela revogação da prisão: no colegiado o parecer teve 4 votos a favor e 2 contrários. O filho de Picciani, Rafael Picciani (PMDB), se absteve.

Enquanto o conjunto dos deputados analisava o caso em plenário, nesta tarde, manifestantes protestavam do lado de fora, pedindo que os três acusados continuassem na cadeia. A Polícia Militar usou bombas de efeito moral para conter o protesto. Além disso, o acesso à Alerj ficou restrito.

Prisão decretada
A maioria dos desembargadores da primeira seção do Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF-2) votou pela prisão preventiva e afastamento dos mandados dos parlamentares do Rio. Os deputados estaduais foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por supostamente usar a Assembleia Legislativa para praticar os crimes dos quais são acusados. Picciani, Melo e Albertassi foram alvos da Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?