metropoles.com

Alexandre de Moraes analisará ação da PGR sobre atos pró-golpe

Procurador Augusto Aras solicitou inquérito para apurar “fatos em tese delituosos” envolvendo manifestações realizadas nesse domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ministro do STF
1 de 1 Ministro do STF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O inquérito para solicitado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar “fatos em tese delituosos” envolvendo a organização de atos antidemocráticos será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. As informações são do Estadão.

Nesse domingo (20/04), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de protesto em Brasília, marcado por faixas e palavras de ordem contra o Congresso e a favor de uma intervenção militar.

O pedido de Aras foi sorteado livremente entre 10 integrantes da Corte – apenas o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, ficou de fora, por não receber esse tipo de processo enquanto comanda o tribunal.

Foro privilegiado

Ao acionar o Supremo, Aras não cita especificamente o presidente Jair Bolsonaro, que participou de um ato em Brasília em que se pedia a intervenção militar, mas justificou o pedido ao STF dizendo que os atos foram cometidos “por vários cidadãos, inclusive deputados federais”. Cabe ao Supremo investigar pessoas com foro, como deputados.

Moraes é relator de outro processo que apura ataques contra instituições democráticas. O “inquérito das fake news” investiga ameaças, ofensas e falsas notícias espalhadas contra integrantes do Supremo e seus familiares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?