metropoles.com

Juiz nega pedido de fazendeiro e mantém indígenas em área disputada

Indígenas reivindicam retomada do território de Guapo’y, em Amambai (MS). Em junho, dois morreram no local em confronto com policiais

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
grupos indígenas_marco temporal
1 de 1 grupos indígenas_marco temporal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Justiça Federal de Ponta Porã (MS) indeferiu, nessa segunda-feira (4/7), pedido para despejar os indígenas da etnia Guarani Kaiowá de uma região em Amambai (MS). A solicitação foi feita pelo fazendeiro que ocupa atualmente a área.

A decisão não implica na resolução do caso. Mas, por ora, os indígenas que tomam a área devem ser protegidos e terão “atenção às suas reivindicações”, segundo determinação do juiz Thales Braghini Leão.

0

O magistrado considerou as falas do antropólogo do Ministério Público Federal (MPF), que esteve no local dos conflitos, e afirmou que os indígenas respeitam a propriedade e não danificam bens no interior dela durante a ocupação.

Conflito entre indígenas, fazendeiros e policiais

Amambaí, no Mato Grosso do Sul, é terra de conflito entre fazendeiros, policiais e indígenas da etnia Guarani Kaiowá. Os indígenas tentam retomar a área, ocupada atualmente por uma fazenda, e afirmam que o local faz parte da terra indígena Guapo’y.

A reserva de Amambai é a segunda maior do estado em termos populacionais, com quase 10 mil nativos. Para os indígenas, a terra é parte de um território que lhes foi roubado.

Em junho, um confronto em Amambai entre o Batalhão de Choque da Polícia Militar do estado e indígenas resultou na morte do indígena Vitor Fernandes, de 42 anos, baleado por policiais. Além da morte de Vitor, o conflito deixou outros sete indígenas feridos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?