Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Joaquim Barbosa critica Damares e Michelle por encontrar venezuelanas

Após crise causada na imagem de Jair Bolsonaro (PL) por fala em podcast, as duas foram escaladas para abafar maiores danos à candidatura

17/10/2022 23:55
Nelson JR/STF
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa terno e gravata

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou as redes sociais para criticar a senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro. As duas se reuniram com líderes comunitárias venezuelanas da comunidade visitada por Jair Bolsonaro (PL) e citadas em fala polêmica do presidente.

“Dá pra ver que falta a essas duas senhoras o mínimo de pudor e de decência, não é mesmo?”, questionou o ministro aposentado. “Deveriam ter consciência do altíssimo grau de vulnerabilidade social dessas pessoas – em razão não só da idade, mas sobretudo da condição de imigrantes.”

A primeira-dama e a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos se encontraram com as mulheres em uma casa no Lago Sul, com intermediação da embaixadora Maria Teresa Belandria, representante no Brasil do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó. O encontro foi uma tentativa de abafar os efeitos da fala de Bolsonaro na campanha à reeleição.

“Deveriam entender que o simples fato de abordá-las (com o tacape da Presidência da República e a condição de senadora eleita a sinalizarem alguma forma de poder particularmente temível por quem vive precariamente em outro país) pode ser-lhes assustador. Que gente!”, escreveu Joaquim Barbosa no Twitter.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“Clima”

Em entrevista ao podcast Paparazzi Rubro-Negro, na última sexta-feira (14/10), Bolsonaro citou uma visita que fez em São Sebastião, no Distrito Federal, em abril de 2021. No dia, acontecia uma ação social para refugiados.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O mandatário mencionou ter “pintado um clima” entre ele e as adolescentes que moravam no local. Bolsonaro teria dito, ainda, que, na casa, as menores estavam “arrumadas para ganhar a vida”, insinuando prostituição infantil. “Meninas bonitinhas de 13 a 14 anos arrumadas no sábado, para quê? Para ganhar a vida”, disse o presidente.

Joaquim Barbosa critica Damares e Michelle por encontrar venezuelanas