metropoles.com

Japonês da Federal é condenado por contrabando e multado em R$ 200 mil

Newton Ishii, que ficou famoso na Lava Jato, foi condenado por facilitação de contrabando pela fronteira Brasil-Paraguai

atualizado

Compartilhar notícia

GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO
newton ishii Operação Lava-Jato
1 de 1 newton ishii Operação Lava-Jato - Foto: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO

O juiz Sérgio Luis Ruivo Marques, da 1ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu (PR), condenou o ex-agente da Polícia Federal Newton Ishii e outras 23 pessoas pelo crime de facilitação de contrabando na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Ishii ficou famoso ao escoltar presos da operação Lava Jato e virou meme e marchinha de Carnaval, conhecido como o “japonês da federal.”

Pelos crimes que a Justiça decidiu que ele cometeu quando trabalhou no posto da PF em Foz do Iguaçu, Ishii foi condenado a perda do cargo (que pode atingir a aposentadoria, já que ele deixou o serviço público) mais multa de R$ 200 mil.

A investigação começou em 2003, quando a PF deflagrou a Operação Sucuri, que mirou 28 pessoas, incluindo o japonês da federal. Eram 22 agentes da PF, quatro servidores da Receita Federal e dois policiais rodoviários federais. Dos 28, 24 foram condenados, incluindo Ishii, o único “famoso” do grupo.

Segundo a sentença, a conduta de Ishii foi de “extrema gravidade, com afronta direta à dignidade da função pública por ele exercida.”

“Há que se ressaltar que o réu Newton Hidenori Ishii é determinado, quando o assunto é cobrar propina para facilitar o contrabando/descaminho. No caso, escolheu o tipo de mercadoria que aceitaria facilitar e, ainda, fixou o preço da propina a ser cobrada pela omissão na atribuição de combater o crime que lhe foi conferida pelo Estado”, diz outro trecho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações