metropoles.com

IFA para 12 milhões de doses da AstraZeneca chega entre 22 e 23/5

Informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (17/5), após visita de Marcelo Queiroga à Fundação Oswaldo Cruz

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacinação da Covid-19 em Goiânia
1 de 1 Vacinação da Covid-19 em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (17/5), que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) receberá, entre os dias 22 e 23 de maio, uma remessa de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

O insumo será importado da China e chega em um momento em que o Brasil enfrenta entraves comerciais e diplomáticos para a importação de matéria-prima do país asiático.

Segundo o Ministério da Saúde, a Fiocruz estima a entrega de 18 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca até meados de junho. “No momento, esses imunizantes estão em processo de controle de qualidade na instituição, no Rio de Janeiro”, afirmou a pasta, em nota.

Butantan

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que 4 mil litros de insumos para a produção da Coronavac, do Instituto Butantan, devem chegar ao país no dia 26 de maio. Com o material, será possível produzir 7 milhões de doses da vacina.

O laboratório havia interrompido a produção de vacinas devido à falta de IFA. Uma remessa com 10 mil litros de insumos estava travada na China, segundo o governador, aguardando autorização para envio ao Brasil. Ele atribuiu o atraso aos ataques do governo federal ao país asiático.

0
Agenda no Rio de Janeiro

Marcelo Queiroga visitou as instalações da Fiocruz no Rio de Janeiro nesta segunda-feira. Segundo o ministério, até o momento, cerca de 35 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas com IFA importado, foram entregues pela instituição para distribuição a todos os estados e ao Distrito Federal.

A Fiocruz trabalha, atualmente, na transferência de tecnologia do IFA chinês para o país. Quando o processo for finalizado, não será necessário importar a matéria-prima para produzir vacinas no Brasil, aumentando a entrega de imunizantes ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A expectativa é de que a produção da vacina Covid-19 100% brasileira, comece a ser feita ainda no mês de maio e a ser entregue para distribuição no segundo semestre”, afirmou a pasta. A expectativa é de que, entre julho e dezembro, 110 milhões de doses sejam entregues ao PNI.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?