Idosos com Covid-19 são isolados em sala com paciente morto em Manaus

Caso foi registrado na última sexta-feira (18/12), no Hospital João Lúcio. Um dos idosos morreu no sábado (19/12)

atualizado 20/12/2020 11:26

Divulgação/arquivo pessoal

Idosos que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 foram isolados em uma sala de um hospital de Manaus junto do corpo de um paciente. O caso ocorreu no Hospital João Lúcio, zona leste da capital, na última sexta-feira (18/12). As informações são do portal G1.

Miriam Barros, filha de um dos idosos, denunciou o descaso. O corpo só foi retirado da sala 13 horas depois da entrada dos idosos no local.

“Olha o absurdo onde colocaram o meu pai aqui no João Lúcio. E ainda tem um morto aqui desde a madrugada, um morto aqui. Um descaso”, disse.

Veja no vídeo abaixo:

O pai de Miriam, Olavo Barros, de 90 anos, e os outros idosos chegaram a ser transferidos, ainda na noite de sexta, para uma enfermaria improvisada. Olavo, no entanto, não resistiu e morreu na tarde de sábado (19/12).

Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas lamentou o ocorrido e informou que vai apurar a situação para determinar as responsabilidades.

“A direção da unidade esclarece que o caso foi uma situação pontual e que os pacientes que aparecem nas imagens aguardavam remoção para a unidade de referência em atendimento à Covid-19 em uma sala separada dos demais usuários do hospital, para evitar riscos de contaminação. No mesmo dia, os pacientes foram transferidos para uma outra enfermaria”, disse.

De acordo com a secretaria, um dos pacientes deu entrada no hospital em “estado gravíssimo” e foi a óbito.

A pasta argumentou que o corpo não pode ser levado imediatamente ao necrotério devido ao risco de “contaminação biológica” e “ficou no isolamento o tempo suficiente para prepararem o local de forma adequada para o acondicionamento de pacientes em óbito por Covid-19”.

Até sábado, o Amazonas registrava mais de 191 mil casos de Covid-19 e acumulava 5.076 mortes em decorrência da doença.

0

 

Últimas notícias