metropoles.com

Paes anuncia acordo com Butantan para aquisição de vacina contra a Covid-19

Acordo foi firmado entre prefeito eleito do Rio e governador de São Paulo. Plano de vacinação do estado será apresentado no dia 28 deste mês

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/redes sociais
doria_e_paes
1 de 1 doria_e_paes - Foto: Reprodução/redes sociais

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou neste domingo (20/12) a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Butantan, para a compra da vacina contra o novo coronavírus. O Butantan é o responsável pela produção nacional da Coronavac, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito eleito, horas após Paes se reunir com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para tratar sobre a imunização contra a Covid-19.

“Entendemos que o ideal é que tenhamos um plano nacional de imunização — aquilo que pretendemos seguir, mas estamos preparando nossa rede de saúde para que ela possa atender os cariocas com a maior brevidade possível e sem riscos”, escreveu o prefeito eleito.

Segundo Paes, o governo do estado fluminense já está em contato com diferentes laboratórios para adquirir outros imunizantes e deve apresentar, de maneira detalhada, o plano de enfrentamento à doença na próxima semana, em 28 de dezembro.

Vacinas em produção no país

Atualmente, quatro vacinas estão na fase 3 de testagem em humanos no Brasil. São elas:

  • AstraZeneca + Universidade de Oxford: 70% de eficácia, com variação de 62% a 90%, de acordo com a dose aplicada.
  • Coronavac: ainda sem taxa de eficácia divulgada.
  • Pfizer + BioNTech: 95% de eficácia e mais de 94% eficaz em idosos acima de 65 anos, segundo dados preliminares da fase 3.
  • Janssen: ainda sem taxa de eficácia divulgada.
0

 

Compartilhar notícia