metropoles.com

Homicídio de pretos e pardos é 2,7 vezes maior que entre brancos

Dados são do estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado nesta quarta pelo IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Foto ilustrativa
Facada
1 de 1 Facada - Foto: Foto ilustrativa

Pessoas pretas ou pardas tiveram 2,7 vezes mais chances de serem vítimas de homicídio do que brancos em 2017. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13/11/2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa camada da população registrou 43,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Cinco anos antes, a taxa era de 37,2. Para a população branca, o índice ficou estável entre, variando de 15,3 para 16.

As diferenças são ainda mais acentuadas na população jovem. A taxa de homicídios chega a 98,5 por 100 mil habitantes entre pessoas pretas ou pardas de 15 a 29 anos. Entre jovens brancos na mesma faixa etária, a taxa de homicídios é de 34 – número 2,9 vezes menor.

Os dados revelam, ainda, que estudantes pretos ou pardos do 9° ano do ensino fundamental vivenciavam mais experiências violentas do que os brancos. Frequentar escolas em áreas de risco de violência, ser agredido por algum adulto da família, envolver-se em brigas com uso de arma de fogo ou de arma branca – todas essas variáveis estavam presentes de maneira mais intensa no dia a dia de pretos ou pardos.

Segundo a analista do IBGE Luanda Botelho a combinação dessas duas formas de violência ajuda a traçar um panorama mais amplo das desigualdades. “Nós analisamos a violência mais extrema, através das taxas de homicídio, mas também a violência mais presente no cotidiano, do ambiente em que essa população está inserida”, explicou a pesquisadora.

E, no longo prazo, as situações de violência na vida dos jovens também podem trazer reflexos. “Os estudos mostram que quem mais sofre com a violência na adolescência também está mais sujeito a doenças como depressão, a piores resultados acadêmicos e a se envolver em violência no futuro, por exemplo”, comentou Luanda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?