metropoles.com

Haddad e Moraes se encontram para tratar de ICMS e dívida dos estados

Ministros da Fazenda e do STF discutem dívida dos entes federativos e a compensação pelo ICMS após a implementação do teto de 17%

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Valdemar terá encontro com Alexandre de Moraes
1 de 1 Valdemar terá encontro com Alexandre de Moraes - Foto: Reprodução

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reúnem na tarde desta terça-feira (28/2) para discutir a dívida dos estados e Distrito Federal e a compensação pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O encontro, que acontece no TSE, vai na esteira do prazo para a retomada das onerações aos impostos sobre combustíveis. No ano passado, o governo de Jair Bolsonaro (PL) estabeleceu um teto de 17% para o ICMS da modalidade sob a justificativa de que a tributação excessiva dos estados pesava na inflação.

Antes da medida do governo Bolsonaro, São Paulo tinha uma alíquota de 25%, enquanto a do Rio de Janeiro chegava a 32%. No Distrito Federal era de 27%.

Vale destacar que o ICMS constitui a mais importante fonte de arrecadação dos entes federativos, que são obrigados a repassar 25% aos municípios. Além dos repasses, os estados têm dívidas com a União e que precisam ser pagas com a arrecadação, dessa forma, o corte na maior fonte de receita abala a previsibilidade de pagamento. 

Veja mais: Celina vai a reuniões de governadores com Pacheco e Lira sobre ICMS

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?