Gu HangHu, acupunturista de Lula e Dilma, morre em Xangai

O consultório do profissional funcionava na Asa Norte, em Brasília. Ministros e parlamentares também estavam entre os clientes

Jane de Araújo/Agência SenadoJane de Araújo/Agência Senado

atualizado 19/08/2019 15:26

O acupunturista Gu HangHu, conhecido por tratar ex-presidentes da República e ministros, morreu nesse domingo (18/08/2019) vítima de câncer, em Xangai, na China. Apesar de ter nascido no país asiático, as cinzas devem chegar nesta segunda-feira (19/08/2019) ao Brasil.

Entre as principais personalidades atendidas por HangHu estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O acupunturista esteve presente em momentos tensos e importantes da história da República, como em 2016, com o impeachment da petista. Na ocasião, ele foi chamado para ir ao Palácio da Alvorada para atender Dilma.

Enquanto a petista ocupou a cadeira da Presidência, tinha consultas semanais com HangHu na residência oficial, todas as quartas-feiras, pela manhã. Nas oportunidades, ele também consultava a mãe dela, Dilma Jane.

O primeiro paciente fiel foi Lula, do qual tratou de uma bursite no início do primeiro mandato, em 2003. Os dois teriam sido apresentados pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No consultório modesto da W3 Norte é possível ver fotos do acupunturista abraçado com Lula e Dilma. O trio costumava passar o ano novo junto no sítio de Atibaia, da qual Lula foi julgado e condenado pela Lava Jato, em 2017, por ter sido oferecido em troca de propina por empreiteiras.

Já com Dilma, a amizade entre ambos começou em 2006, quando ela exercia o cargo de ministra-chefe da Casa Civil do governo de Lula. Em 2009, ao descobrir um linfoma, a petista aliou a acupuntura à quimioterapia. Na época, o chinês comentou que a recomendação veio dos próprios médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Além de Dilma e Lula, os ex-chefes da Fazenda, Guido Mantega, e da Defesa, Celso Amorim, o ex-ministro Antonio Palocci e os senadores José Sarney, Cristovam Buarque, Álvaro Dias e Aécio Neves já fizeram tratamento com o chinês.

O filho de HangHu, que também é acupunturista, continua com os atendimentos no consultório localizado na 714 norte. O estabelecimento funciona há 12 anos no mesmo endereço.

Últimas notícias