metropoles.com

Governo inclui vacina contra Covid-19 em lista de importação simplificada

Medida serve para diminuir a burocracia, em uma tentativa de fazer o imunizante chegar mais rápido no país

atualizado

Compartilhar notícia

Sputnik Vaccine/Divulgação
Vacina Russa Covid-19 (1)
1 de 1 Vacina Russa Covid-19 (1) - Foto: Sputnik Vaccine/Divulgação

Para agilizar a chegada de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o governo federal determinou que os imunizantes façam parte da lista de produtos com procedimento simplificado para importação.

A medida, que reduz a burocracia, foi publicada em instrução normativa da Receita Federal no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (31/12).

Na prática, a norma autoriza importadores a entregar as mercadorias ao destino final no Brasil, antes da conclusão da conferência dos documentos e dos produtos pela Receita.

Outros medicamentos relacionados à pandemia de Covid-19 já estavam na lista de importação facilitada – entre eles, estão a cloroquina e a azitromicina.

Tarifa de importação

Na terça-feira (29/12), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou a vigência da regra que reduziu a zero a alíquota do imposto de importação para produtos considerados essenciais ao enfrentamento da Covid-19.

A redução das alíquotas terminaria nesta quinta-feira, mas foi prorrogada, até 30 de junho de 2021, para 298 produtos, os quais abrangem medicamentos e seus insumos, testes para a detecção do vírus e as vacinas.

O objetivo da medida, ao manter tarifa zero, é ampliar a oferta de medicamentos e insumos para a produção nacional de bens destinados a combater o novo coronavírus, diminuindo os custos para a sua fabricação no país e aumentando a sua disponibilidade no sistema de saúde brasileiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?