Governo federal compra 1 milhão de doses da Coronavac para crianças

Após interrupção na vacinação da faixa etária contra a Covid, Butantan afirma que doses serão entregues em setembro

atualizado 15/08/2022 21:15

vacinação de crianças em goiâniaVinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde comprou, nesta segunda-feira (15/8), 1 milhão de doses da Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan para crianças de 3 a 5 anos.

O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária, em julho. A autorização se estende inclusive para crianças imunossuprimidas e com comorbidades.

A vacinação de crianças de até 5 anos já teve início em pelo menos nove capitais e no Distrito Federal. Segundo o Butantan, a entrega das doses está prevista para setembro e a quantidade será suficiente para a primeira dose dessa faixa etária.

A definição de calendário para vacinar as crianças ainda segue sem data pelo Ministério da Saúde. Até o momento, a imunização dessa faixa etária tem sido feita no país de forma isolada e independente em cidades que tinham lotes da vacina disponíveis.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Vacinação interrompida

Após estados, como o Distrito Federal e o Rio de Janeiro, interromperem a vacinação de crianças de 3 a 4 anos com o imunizante Coronavac devido à falta de estoque, o Instituto Butantan voltou a importar o ingrediente para produção do imunizante.

“O Instituto Butantan já importa quantidade de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir as doses para atender ao esquema vacinal primário completo de toda a população brasileira desta faixa etária”, afirmou a entidade em nota.

 

Mais lidas
Últimas notícias