metropoles.com

Governo do AM vai autorizar reabertura do comércio após protestos em Manaus

Para isso, Executivo local, representantes do setor e Ministério Público assinarão Termo de Ajustamento de Conduta

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
manaus (1) (1)
1 de 1 manaus (1) (1) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após uma multidão tomar as ruas de Manaus para protestar contra o fechamento do comércio – medida estabelecida com o intuito de frear o novo coronavírus –, o governador do Amazonas, Wilson Lima, decidiu autorizar a reabertura a partir desta segunda-feira (28/12).

Lima se reuniu na noite desse sábado (26/12) com representantes do setor para discutir o assunto. Ficou acordado que governo, comerciantes e Ministério Público do estado assinarão Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com novos critérios de funcionamento das lojas até o próximo dia 11. Novo decreto com medidas restritivas será publicado em breve.

O comércio vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos fins de semana, somente nas modalidades delivery e drive-thru.

Shoppings poderão ficar abertos das 12h às 20h durante a semana. No sábado e no domingo, funcionam também no esquema de delivery e drive-thru.

Apesar do encontro, ainda não foi definido o horário de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniências.

“Desde sempre temos buscado encontrar um equilíbrio entre a proteção da vida, a ampliação da nossa rede de saúde e o funcionamento de atividades econômicas para garantir emprego e renda para as pessoas”, frisou o governador.

Para que as lojas permaneçam abertas, os comerciantes ficam obrigados a fornecer transporte aos trabalhadores, máscaras, álcool em gel e apoio médico para funcionários com Covid-19.

Protestos

Na manhã desse sábado, as ruas de Manaus (AM) amanheceram lotadas por moradores que protestavam contra o fechamento do comércio na cidade. Veja imagens:

0

Compartilhar notícia