metropoles.com

Vídeo: moradores protestam contra fechamento do comércio em Manaus

Regra foi definida pelo decreto estadual nº 43.234, publicado no último dia 23/12, e tem validade de 15 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
manaus (1) (1)
1 de 1 manaus (1) (1) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã deste sábado (26/12), as ruas de Manaus (AM) amanheceram lotadas por moradores que protestavam contra o fechamento do comércio na cidade.

A regra foi definida pelo decreto estadual nº 43.234, publicado no último dia 23/12, e é uma medida de enfrentamento à Covid-19. O estado ultrapassou, no último dia 24, a faixa de 5 mil mortos pela doença.

A medida proíbe, por 15 dias, a abertura de serviços não essenciais. Shoppings, bares, boates, casas de shows e de eventos, feiras de artesanato, parques de diversão e comércio ambulante são algumas das atividades não autorizadas.

A norma começa a valer neste sábado e vai até o dia 10 de janeiro. Os manifestantes tomaram as ruas do centro de Manaus na manhã deste sábado. Aos gritos de “queremos trabalhar”, comerciantes bloquearam uma das vias da cidade. Veja:

Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver um manifestante questionando o governador Wilson Lima (PSC) sobre o fechamento do comércio. “São mais de 4 mil pessoas que trabalham no centro de Manaus. Vão passar fome. ‘Tu’ vai pagar conta de todo mundo? ‘Tu’ vai dar uma cesta básica no valor de R$ 1 mil para cada um?”, questiona.

0

No começo da semana, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) entrou com uma ação na Justiça para derrubar o decreto. No entanto, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiu manter a medida.

Além da abertura de lojas, shoppings e bares, fica proibida a realização de festas, inclusive de Ano-Novo, em espaços públicos, clubes e condomínios. Também não estão autorizadas festas de formatura, aniversário e casamentos e atividades promovidas pelo Governo.

A visitação a pacientes internados com Covid-19 e a presídios e centros de detenção também está vetada. O decreto prevê, ainda, multa diária de R$ 50 aos que descumprirem a ordem.

Covid-19

Segundo o governo do Amazonas, até o dia 25/12, o estado teve 5.161 mortos em decorrência da Covid-19. Foram registrados 195.806 pacientes com a doença na região.

Entre os dias 24 e 25 de dezembro, sete pessoas morreram de Covid-19 e 401 novos casos foram confirmados no estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?