Governo diz ter acordo com oposição para votar MP do Frete na terça (14/7)
Piso deverá ser mantido, mas o valor será reajustado. Lula deverá vetar anistia a multas por manifestações após as eleições de 2022

O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse, nesta segunda-feira (13/7), que chegou a um acordo com a oposição para viabilizar a votação da medida provisória que altera o piso mínimo do frete rodoviário no Senado. A expectativa é que o tema seja votado na terça-feira (14/7).
Entre as definições, o petista disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá vetar a anistia de multas impostas a caminhoneiros que participaram de manifestações após o resultado do segundo turno das eleições gerais de 2022. O trecho foi inserido pela oposição durante a tramitação.
Outro termo acordado é a manutenção do piso nacional de salário para trabalhadores celetistas de transporte de cargas, mas o valor de R$ 5 mil deverá ser ajustado. As mudanças deverão ser redacionais, para que, segundo o petista, a MP não retorne à análise da Câmara.
A MP passa por um calendário apertado, pois deve ser aprovada pelo Senado até 16 de julho para não perder a validade. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), passou a ser criticado por entidades e caminhoneiros diante do risco de a proposta caducar.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO petista se reuniu com os líderes da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), e do PP, Tereza Cristina (MS), e deverá procurar Alcolumbre ainda nesta segunda.



