Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Governo apresenta projeto de Canal do Xingó: água para 2 mi de pessoas

De acordo com ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, obra é desejo de Sergipe há 50 anos. Bahia também será beneficiada

27/10/2021 12:33, atualizado 27/10/2021 12:38
Compartilhar notícia
MDR/Divulgação
Canal do Xingó

Enviada especial a Sergipe – O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou nesta quarta-feira (27/10), o projeto da obra do Canal do Xingó, em Sergipe. A intervenção levará abastecimento regular de água para mais de 2 milhões de pessoas, em Sergipe e na Bahia.

“É aspiração de quase 50 anos do povo de Sergipe”, disse o ministro. A obra será realizada por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf).

Presidente da companhia, Marcelo Moreira disse ao Metrópoles que o projeto executivo será entregue em novembro deste ano e, em dezembro, será feita a licitação para contratação da empresa que executará a obra da fase 1 do Canal do Xingó.

Governo apresenta projeto de Canal do Xingó: água para 2 mi de pessoas - destaque galeria
8 imagens
Região de Sergipe e Bahia terão benefícios com canal
Canal do Xingó atingirá cerca de 2 milhões de pessoas
Principal benefício é o uso de água pela população
Canal do Xingó
Área que será beneficiada com o Canal de Xingó
Região ainda sofre com a distribuição de água
1 de 8

Região ainda sofre com a distribuição de água

MDR/Divulgação
Região de Sergipe e Bahia terão benefícios com canal
2 de 8

Região de Sergipe e Bahia terão benefícios com canal

MDR/Divulgação
Canal do Xingó atingirá cerca de 2 milhões de pessoas
3 de 8

Canal do Xingó atingirá cerca de 2 milhões de pessoas

MDR/Divulgação
Principal benefício é o uso de água pela população
4 de 8

Principal benefício é o uso de água pela população

MDR/Divulgação
Canal do Xingó
5 de 8

Canal do Xingó

MDR/Divulgação
Área que será beneficiada com o Canal de Xingó
6 de 8

Área que será beneficiada com o Canal de Xingó

MDR/Divulgação
Diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira
7 de 8

Diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira

Isac Nóbrega/PR
Rogério Marinho visitou a nascente do Rio São Francisco
8 de 8

Rogério Marinho visitou a nascente do Rio São Francisco

Adalberto Marques/ Ascom MDR

“O principal objetivo do Canal do Xingó é o abastecimento de água para consumo humano. Já existe captação de água do Rio São Francisco para Sergipe, mas não há possibilidade de ampliação do sistema atual. A nova obra vai pegar água do Rio São Francisco por meio de Paulo Afonso. Respeitando a topografia da região, a obra sairá mais barata para os cofres públicos”, afirmou o presidente da Codevasf.

O Canal do Xingó terá 50 quilômetros, dos quais 2,5 quilômetros são em túnel. O custo total é de R$ 607 milhões. A previsão é de que a obra também atenda 39 assentamentos, com 46 mil pessoas.

Também nesta quarta-feira, o ministro inaugurou o sistema de esgotamento sanitário de Japoatã (SE), que recebeu R$ 6,8 milhões de investimento federal. Segundo o MDR, a intervenção irá melhorar a qualidade da água de Japoatã e beneficiará mais de 4,3 mil pessoas.

Em Japoatã, Rogério Marinho assinou a ordem de serviço para início da implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Cedro, em Sergipe. A obra custará R$ 7,1 milhões e deve beneficiar 5 mil cidadãos.

*Por questões de logística, a repórter viajou em aeronave da FAB. O Metrópoles arcou com todas as despesas de alimentação e hospedagem

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters