Vídeos: águas do Velho Chico chegam à última etapa da transposição

O trecho de oito quilômetros no Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco foi inaugurado na quinta-feira (21/10)

atualizado 22/10/2021 11:41

Rio São Francisco passa pela primeira vez na última etapa da transposiçãoMDR/Divulgação

Enviada especial ao Rio Grande do Norte – As águas do Rio São Francisco passaram pela primeira vez na última etapa da transposição, entre a noite de quinta-feira (21/10) e a manhã desta sexta (22/10).

Vídeos mostram a água fluindo no reservatório Boa Vista, na Paraíba. Essa infraestrutura leva o recurso hídrico para o trecho de oito quilômetros entre a Barragem de Caiçara, em São José de Piranhas (PB), e Barragem de Engenheiro Avidos, em Cajazeiras (PB).

0

A infraestrutura, que custou R$ 49,7 milhões, foi inaugurada na quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

“É a última obra física do Eixo Norte, da Transposição do Rio São Francisco. O Eixo Leste está concluído. A partir deste momento, o que nós estamos fazendo são obras de desassoreamento do leito dos rios, obras necessárias para permitir que os canais que já foram construídos tenham funcionalidade e a compra de bombas para que a transposição das águas tenha maior capacidade”, afirmou o ministro.

Confira as imagens:

A partir dessa interligação entre as barragens, a água chega ao leito natural por um rio que leva ao Rio Grande do Norte. O Rio Piranhas-Açu passa por desassoreamento para permitir que a água transcorra com maior vazão.

Após a conclusão do desassoreamento, as águas do Velho Chico vão chegar a moradores do Rio Grande do Norte pela primeira vez no início de 2022, segundo previsão do MDR.

O Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco dar a 6,5 milhões de pessoas abastecimento de água regular, em Pernambuco, Paraíba, no Ceará e Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte tem 90% do seu território no semiárido. É o estado do Brasil com a maior porcentagem de terras na parte mais seca do país.

A inauguração da última etapa da Transposição do Rio São Francisco ocorreu no âmbito da Jornada das Águas. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional percorrerá 10 estados do Brasil por 10 dias com entrega de obras, anúncio de projetos e investimentos para garantir segurança hídrica à população, desenvolvimento econômico e social, preservação das bacias e mudança das normas que regem o setor.

*Por questões de logística, a repórter viajou em aeronave da FAB. O Metrópoles arcou com todas as despesas de alimentação e hospedagem.

Mais lidas
Últimas notícias