metropoles.com

Goiânia: condenado por desvios, ex-vereador passa a usar tornozeleira

Amarildo Pereira recebeu sentença de cinco anos por fraude no INSS e chegou a ser considerado foragido; ele foi vereador entre 2001 e 2008

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
amarildo pereira Goiás
1 de 1 amarildo pereira Goiás - Foto: Reprodução

Goiânia – O ex-vereador da capital goiana Amarildo Pereira passou a ser monitorado por uma tornozeleira eletrônica desde a última semana. Ele foi condenado a cinco anos e 10 meses de prisão por peculato, em outubro do ano passado.

Amarildo é condenado por fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em desvios na Câmara Municipal e na então Companhia Municipal de Obras (Comob). Os crimes teriam ocorrido entre 2001 e 2004.

Ele foi vereador da capital por dois mandatos: 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

Em abril deste ano, Amarildo chegou a ser considerado foragido, após determinação de prisão da Vara de Execução Penal. No entanto, a decisão foi revogada e um segundo juiz entendeu que houve erro do cartório judicial.

A defesa do ex-vereador entrou com um pedido judicial de anulação da condenação, por considerá-la injusta. O advogado Pedro Paulo de Medeiros, que representa o ex-vereador, defende que Amarildo nunca esteve foragido.

Entenda o caso

A demora de 15 anos para que a Justiça Federal condenasse, em definitivo, o ex-vereador provocou a prescrição dos crimes de peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Por isso, ele ficou livre da prisão.

Dessa forma, resta apenas a condenação na Justiça estadual contra o ex-vereador, que é de 5 anos e 10 meses, e será cumprida em regime inicialmente semiaberto.

Amarildo é pai do atual deputado estadual, delegado Humberto Teófilo (PSL), e do advogado Amarildo Filho (PSL), que foi candidato derrotado à Câmara de Goiânia, em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?