GO: vacinação de crianças contra a Covid deve começar em 17/1

De acordo com a SES-GO, imunização será de forma decrescente de idade, por ser mais simples e facilmente compreendida pela população

atualizado 10/01/2022 16:38

Vacinação criançasGetty Images

Goiânia – A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) estima que o início da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos ocorra em 17/1. De acordo com a pasta, a imunização se dará por ordem decrescente de idade, ou seja, começando com as crianças de 11 anos e sendo, gradativamente, reduzida.

Por meio de nota, o órgão informou que a campanha dessa forma é mais simples de ser entendida pela população e executada pelos municípios. Seria também o método mais eficiente, sem necessidade de laudos médicos que comprovem, por exemplo, uma comorbidade.

0

PNI

Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), cabe aos municípios aplicarem as doses. Entretanto, o estado de Goiás planeja, em conjunto com as gestões municipais, as estratégias de vacinação das crianças, que serão adotadas conforme o quantitativo de doses recebidas do Ministério da Saúde.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população goiana de 5 a 11 anos é composta por 726.580 crianças. O MS sinalizou que o primeiro lote de imunizantes da Pfizer, específico para a vacinação dos pequenos, será encaminhado aos estados em 14/1. Contudo, a SES-GO não sabe o quantitativo de doses no lote.

Mais lidas
Últimas notícias