Federação de TI lança manifesto contra apagão de mão de obra no setor

Manifesto é lançado na data em que a instituição completa 45 anos. Banco Mundial aponta que setor pode ter apagão em até três anos

atualizado 01/12/2021 20:52

Setor de TI pode ter apagão de mão de obraGetty Images

A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) lançou, nesta quarta-feira (1º/12), um manifesto contra o “apagão” de mão de obra que atinge o setor de tecnologia de informação e Comunicação (TIC).

Segundo dados do Banco Mundial, o setor demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024, número abaixo da expectativa de formação até lá. Assim, o risco é de um apagão de profissionais qualificados para ocupar os postos vagos, principalmente após a pandemia.

“A acelerada ampliação do trabalho remoto ainda contribuiu para que muitos profissionais experientes fossem contratados por empresas no exterior, sem precisar emigrar (chamamos este fenômeno de ‘emigração virtual’)”, explica o manifesto.

Para Italo Nogueira, presidente da Assespro, esse é um dos principais desafios do setor nos próximos anos. “A crescente demanda de profissionais de TI, observada em todo o mundo ainda antes do início da pandemia, se acelerou ainda mais durante o período da Covid-19. É preciso que, em meio a um ano eleitoral que se aproxima, caminhos sejam apontados e soluções propostas para que esse temido problema não ameace a atuação de nossas empresas”, ressalta.

No manifesto, a federação pede que “todos os níveis de governo, executivos e legislativos, empresas públicas e privadas se unam urgentemente para implementar políticas públicas que evitem essa situação catastrófica”. Entre as medidas propostas, estão: foco na educação, criação de uma cultura nacional ao redor do setor da TI e da inovação e criação de infraestrutura nacional de inovação.

“O apagão tecnológico não apenas condenaria o país a um papel irrelevante no cenário mundial da TI, mas a população brasileira a viver na dependência do uso de tecnologia importada. Essa situação ainda agravaria o déficit na balança de pagamentos internacionais em serviços de TI”.

Acesse o manifesto completo aqui.

0

Federação comemora 45 anos

O manifesto é lançado na data em que a Federação Assespro completa 45 anos. A Assespro reúne 2.500 empresas de software e serviços de tecnologia de 19 estados, com o objetivo de tornar o cenário econômico mais favorável para o ecossistema tecnológico.

Entre as pricipais atuações da federação nos últimos anos, está a desoneração da folha de pagamento, leis de terceirização, Marco Civil da Internet e aplicativos de transporte.

“A associação busca ser representativa para o espectro completo da cadeia produtiva na área de tecnologia da informação, começando pelas startups e indo até as grandes corporações internacionais”, explica Italo Nogueira.

Mais lidas
Últimas notícias