metropoles.com

Câmara mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia

Proposta também exclui as empresas de tecnologia da informação e de semicondutores da política gradual de desonerações

atualizado

Compartilhar notícia

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Plenário Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário Câmara dos Deputados - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (30/11), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 10/21, que mantém benefícios fiscais às empresas de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e de semicondutores. Apenas o partido Novo orientou contrário à proposta.

Os deputados aprovaram, por 353 votos a nove, em primeiro turno, e, por 333 votos a oito, em segundo. Agora, a matéria segue para análise no Senado Federal.

A proposta também exclui as empresas de tecnologia da informação e de semicondutores da política gradual de desonerações, instituída pela PEC Emergencial, em vigor desde março passado.

“Os setores de tecnologias da informação e comunicação e de semicondutores são centrais para o desenvolvimento produtivo e tecnológico nacional e cada vez mais importantes para o progresso técnico em todas as atividades produtivas, pois fornecem bens indispensáveis para os novos paradigmas da Indústria 4.0 e da digitalização e automação que têm transformado as economias pelo mundo”, diz o relatório do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).

A matéria foi parte do acordo para aprovar a emenda, que determina ao presidente da República apresentar ao Congresso um plano de redução gradual no montante de 10% anuais para que, ao fim de oito anos, somente um máximo de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) seja usado como renúncia de receita para incentivos e benefícios tributários.

No relatório, estima-se que o total de incentivos ao setor deve chegar a R$ 6,5 bilhões até o fim deste ano, com previsão de arrecadação global de cerca de R$ 12 bilhões somente em tributos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?