metropoles.com

Família Bolsonaro já bloqueou 157 jornalistas no Twitter, diz Abraji

Levantamento indica que além dos perfis dos profissionais da imprensa, a família do presidente bloqueou também 11 veículos de comunicação

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Família Bolsonaro
1 de 1 Família Bolsonaro - Foto: Instagram/Reprodução

Levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), nesta sexta-feira (28/8), indica que a família do presidente Jair Bolsonaro (PL) já bloqueou 157 jornalistas e 11 veículos de comunicação no Twitter nos últimos dois anos.

Apenas o presidente Bolsonaro bloqueou 94 contas de jornalistas e colunistas. O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) já bloqueou 22 contas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) bloqueou 21 perfis e o senador Flávio Bolsonaro já restringiu 19 profissionais da imprensa no microblog.

Com o bloqueio, os jornalistas ou veículos de comunicação ficam impedidos pela plataforma de responder ou ter acesso às contas dos membros da família do presidente Bolsonaro, candidato à reeleição. O monitoramento realizado pela Abraji analisa dados desde setembro de 2020.

Além da família Bolsonaro, dados da Abraji mostram que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, candidato a deputado federal pelo Partido da Mulher Brasileira, bloqueou 42 jornalistas.

0

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Além do ex-ministro, o ex-secretário especial da Cultura Mário Frias já impediu 41 perfis de profissionais da imprensa de terem acesso aos conteúdos divulgados em sua conta no Twitter.

A esquerda também bloqueia

O levantamento aponta que políticos de esquerda também já bloquearam contas de perfis de jornalistas, como o governador do Maranhão e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB), que já restringiu dois perfis.

Em julho de 2021, a Abraji apresentou um mandado de segurança coletivo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que solicitava que o presidente Bolsonaro realizasse o desbloqueio dos profissionais de imprensa da sua conta no Twitter.

De acordo com a associação, o bloqueio impede que os profissionais da imprensa de conseguir impressões e interagir com os políticos. “Além de não ter acesso à interação de outros usuários com a conta, o que funciona, na prática, como um controle exercido por um funcionário público sobre fontes de coleta de informação de jornalistas.”

Entretanto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu que as redes sociais do presidente Bolsonaro não podem ser classificadas como meios oficiais de comunicação, mesmo que em seus perfis o chefe do Executivo divulgue informações sobre sua agenda governamental e ações realizadas em seu governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?