Energia: setor aguarda portaria para destravar investimento

Medida depende do governo federal, que afirma estar em fase final para a conclusão do processo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
rede de transmissao de energia
1 de 1 rede de transmissao de energia - Foto: Divulgação

O setor de armazenamento de energia aguarda a publicação de uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) com as regras para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCap), por meio de baterias.

O leilão em questão visa assegurar a contratação de de estruturas de baterias que possam armazenar energia. A conservação de energia tem o objetivo de suprir as necessidades de abastecimento público em momentos em que outras fontes apresentem redução na geração de potência.

Enquanto a portaria não é publicada, participantes do setor afirmam haver represamento de investimentos que aguardam a medida do MME para pode colocar em prática projetos de infraestrutura.

Neste mercado que se organiza para atuar com mais amplitude estão gigantes de tecnologia, como a Huawei, que fabrica equipamentos para sistemas de armazenamento por baterias (Bess, na sigla em inglês), e companhias em condições de atender a leilões para a oferta de operação de Bess.

A proposta é de que os sistemas de armazenamento por baterias sejam conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desta forma, a tecnologia pode complementar a geração existe de fontes hidrelétricas, eólicas e fotovoltaica (solar).

Os defensores da integração das baterias ao sistema de abastecimento nacional pressionam o governo federal pela conclusão da portaria que dará andamento aos futuros leilões.

Expectativa

O ecossistema empresarial do setor de baterias considera que o assunto teve avanços em 2024, no entanto, revela frustração com a não consolidação da portaria em 2025.

“A realização do leilão, que consta na agenda do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para junho, é esperada para o segundo semestre. Acontece que o prazo mínimo para sua efetivação é de cinco a seis meses após a portaria. Caso não seja publicado em maio, é praticamente impossível sua realização nesta gestão”, pontua o diretor-executivo da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Fábio Lima.

No fim de abril, o setor promoveu um evento em Brasília para tentar atualizar a expectativa dos avanços na implantação da tecnologia.

André Perim, diretor substituto do departamento de planejamento e outorga de geração do MME, deu uma previsão de que a etapa poderia ser concluída “nas próximas semanas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações