metropoles.com

Enem 2023: confira dicas para manter a calma e se dar bem na prova

As provas do Enem estão previstas para 5 e 12 de novembro. Saiba como controlar a mente e ficar concentrado nessa reta final do exame

atualizado

Compartilhar notícia

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Imagem colorida mostra estudantes entram no UniCeub para fazer a prova do Enem 2022 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra estudantes entram no UniCeub para fazer a prova do Enem 2022 - Metrópoles - Foto: Marcus Rodrigues/Metrópoles

A espera para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 está chegando ao fim. Isso porque a primeira prova será aplicada em todo o Brasil neste domingo (5/11), quando mais de 3,9 milhões de inscritos tentarão realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Pensando nos candidatos com os nervos à flor da pele, o Metrópoles listou algumas dicas para se preparar e manter a calma antes do exame.

O primeiro dia de Enem vai abordar: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias. Já o segundo dia de provas, em 12 de novembro, vai avaliar os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.

Confira o cronograma:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30
0

Ainda dá para estudar?

Depende. Caso espere aprender todo o conteúdo do zero, temos uma péssima notícia: não há mais tempo. No entanto, ainda é possível revisar alguns assuntos até as vésperas do Enem.

Para isso, o primeiro passo é fazer uma relação das matérias, indo das com maior dificuldade até as com menor dificuldade, lembrando para não exagerar nessa reta final. Vale frisar que é recomendável evitar tentar estudar muitos assuntos em tão pouco tempo.

A coach educacional e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Maria de Lurdes Zamora Damião recomenda uma boa alimentação e horas de sono nos dias que antecedem a prova: “Não se iluda com a ideia de que ficando sem dormir para estudar terá algum resultado diferente. Aliás, terá menos energia e atenção para realizar a avaliação”, explica.

Nesse momento, é necessário evitar a “chuva de informações” sobre o Enem que aparecem por todo o lado. Então, tente se desconectar das redes sociais nesses próximos dias, que, segundo especialistas, consolida toda a jornada dos últimos meses, quiçá anos, de estudos.

Dicas para mandar bem na redação

Na prova de redação, os estudantes precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo, onde devem defender um ponto de vista a respeito do tema proposto, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. Com uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento da redação, que respeite, obviamente, os direitos humanos.

Na reta final para o Enem, confira 5 possíveis temas para a redação

Com tantas demandas, o nervosismo pode ser uma pedra no sapato durante a redação. Essa sensação abre margem para o candidato escrever frases desconexas, perder a linha de raciocínio do tema e cometer erros gramaticais. Por isso, o Metrópoles reuniu dicas de professores para te ajudar a conseguir se sair bem na hora da redação.

Menino sentado escrevendo em um caderno em cima de uma mesa - Metrópoles

Escrever: dominar o português é fundamental para fazer uma boa redação e apenas na prática é possível evitar erros que podem custar caro na nota final. Escrever uma ou duas redações por semana pode ajudar no período de preparação para ter um texto organizado e claro.

Conhecer a banca: saber os critérios de correção da banca. Não trata-se de apenas escrever uma boa redação, sem erros, e sim escrever um texto que evidencie ao corretor o cumprimento das exigências.

Reler redações anteriores: é fundamental revisitar redações feitas durante o ano para identificar os erros mais recorrentes. Dessa forma, esses “deslizes” não vão aparecer no dia da prova. Portanto, dê atenção total aos erros para evitá-los no texto final.

Fazer fichamentos de temas: anotar tudo sobre um assunto cotidiano. Por exemplo: a inteligência artificial. Ou organizar uma retrospectiva sobre os assuntos mais importantes do ano. Quanto mais informações, melhor. Uma dica é selecionar boas leituras. Não fique preso nos debates nas redes sociais, eles são necessários, mas tendem a ser rasos. Priorize fontes mais confiáveis, como livros, revistas, artigos, jornais e aulas.

Não sabe o tema? Mantenha a calma: mais do que adivinhar o tema, é preciso manter a calma para estruturar o texto e selecionar as ideias que vão de fato para o papel. Mas é importante não esquecer de colocar repertório sociocultural (citação, referência a um filme, livro ou música etc).

Véspera do Enem: cuidar do corpo e da mente

A véspera da prova é um dos momentos mais importantes para consolidar os esforços e tempo dedicados aos estudos. Separar o dia para assistir a um filme, ler um livro ou fazer coisas que gosta é um alívio necessário nessa rotina puxada dos candidatos.

Anote a lista de afazeres:

  • Tenha um dia tranquilo: nada de ir para festas. Opte por um dia de filmes ou jogos com os colegas ou até um passeio no parque para fazer caminhadas;
  • Faça refeições leves: ou seja, nada de comer aquele prato de feijoada um dia antes ou se encher de doces. Opte por alimentos como frutas, sucos naturais, frios e oleaginosas (nozes, sementes, castanhas);
  • Durma bem e descanse: tirar bons cochilos e ir deitar cedo dá um gás a mais para a prova; e
  • Acorde com tempo de sobra: dessa forma, é possível se alimentar e meditar sem nenhuma preocupação. Ninguém quer aparecer entre os “atrasados do Enem”, não é mesmo? Então, se prepare.

O que levar para fazer a prova:

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em 5 e 12 de novembro

– Documento de identificação (RG ou outro documento oficial com foto);
– Caneta esferográfica preta em material transparente (ir com pelo menos duas);
– Garrafa de água em material transparente; e
– Lanches leves (frutas, castanhas, sanduíches, sucos etc) também embalados em material transparente.

Saiba lidar com a ansiedade pré-Enem

A sensação de nervosismo varia de pessoa a pessoa, mas sabia que há maneiras para controlá-la? Em casos de tensão e ansiedade, optar por fazer um exercício de relaxamento ou uma meditação antes da prova pode ajudar a se preparar para a avaliação.

“Exercícios de relaxamento e meditação são fundamentais para parar um pouco sua mente que insiste em te fazer acreditar ‘que você não está preparado’. É nítido que o fenômeno do impostor ou a autossabotagem está ativada”, diz a professora.

Mulher jovem realizando meditação em sofá de casa - Metrópoles
Meditação é uma das alternativas para controlar os níveis de cortisol no organismo

Caso a ansiedade bagunce a linha de raciocínio, é recomendável escutar áudios com sons da natureza para se tranquilizar e organizar os pensamentos. “Depois da prova, relaxe e, caso o resultado não seja positivo, em 2024 você terá uma nova oportunidade”, afirma.

Confira mais as dicas professora para conter o nervosismo e ajudar a se concentrar antes do Enem:

  • Ler o edital para obter as informações e evitar transtornos;
  • Verificar os horários e local da prova;
  • Calcule o tempo de deslocamento no dia das avaliações;
  • Separe os materiais obrigatórios, como documento de identificação com foto, com antecedência;
  • Desligue as notificações do celular e do notebook;
  • Antes das provas, faça meditação ou algum exercício de atenção plena, como o mindfulness. Esses métodos são “excelentes” para minimizar a ansiedade.

Banca nova

Nesta edição do Enem, a banca organizadora será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) — conhecido por preparar provas de concursos públicos. A edição de 2023 marca o retorno do Cebraspe, que ficou a cargo do exame pela última vez em 2017.

O diretor e professor de direção do Ao Cubo, Rafael Pinna, ressaltou que nos últimos anos não notou-se uma mudança drástica no perfil dos temas da redação. Para ele, isso ocorre porque o Enem tem uma identidade consolidada ao longo de mais de 20 anos de aplicação.

“A tarefa de qualquer banca que assuma o processo não é dar uma nova cara para o exame, e sim seguir esse padrão das temáticas e também dos critérios de correção dos textos”, explicou Rafael.

A prova deste ano será a primeira do terceiro governo Lula, que tem uma ideologia diferente da adotada pelo presidente anterior, Jair Bolsonaro (PL). Com isso, para o professor, “algumas pautas que dificilmente apareceriam nos últimos exames voltam a ser possíveis, como homofobia, transfobia, vacinação e problemas ambientais”.

Conforme o professor, os temas sob a gestão do Cebraspe devem dialogar com a realidade de minorias sociais — grupos que sofrem violências e exclusões.

Histórico dos temas
Veja os temas da redação dos exames feitos pela banca nos últimos anos:

  • Enem 2017: “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil” (Enem regular) e “Consequências da busca padrões de beleza idealizados” (Enem PPL e reaplicação)
  • Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem regular primeira aplicação), “Caminhos para combater o racismo no Brasil” (Enem regular segunda aplicação) e “Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil” (Enem PPL e reaplicação)
  • Enem 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” (Enem regular) e “O histórico desafio de se valorizar o professor” (Enem PPL e reaplicação)
  • Enem 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil” (Enem regular), “O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa?” (Enem PPL e reaplicação), “Alternativas para a escassez de água no Brasil” (Terceira aplicação)
  • Enem 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” (Enem regular) e “Cooperativismo como alternativa social” (Enem PPL e reaplicação)

A professora de redação Ludimilla Costa conta que o Cebraspe “gosta” de temáticas ligadas à tecnologia. Uma das apostas dela é tecnologia e exclusão, devido ao cenário pandêmico, onde a defasagem entre escolas públicas e privadas ficou escancarada. “Pode vir, também, relacionando democracia e fake news, intimamente ligadas ao ambiente das redes sociais”, avaliou.

De acordo com Nathália Lopes, professora de redação do Colégio Qi, com a mudança para o Cebraspe os candidatos devem “estar bem preparados para desenvolverem argumentos firmes e convincentes”, ponto que a banca costuma dar a isso “uma atenção especial”.

“É possível sim que haja maior ou menor rigor em um tipo específico de exigência, como a produtividade do repertório sociocultural, que é avaliado na competência 2”, conta o professor Rafael.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?