Empresas dos EUA e do Canadá vão explorar a Base de Alcântara

As empresas foram escolhidas por meio de chamada pública organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Força Aérea Brasileira

atualizado 03/05/2021 15:23

Centro Espacial de Alcântara, no MaranhãoAgência Espacial Brasileira/Divulgação

Quatro empresas estrangeiras foram selecionadas para operar o lançamento de veículos espaciais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. As organizações foram escolhidas por meio de chamada pública organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Força Aérea Brasileira.

Das empresas selecionadas, três são norte-americanas: Hyperion, Orion AST e Virgin Orbit. A quarta é canadense, a C6 Launch. Os nomes foram divulgados  pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Agora, as empresas seguem para a fase de negociação contratual com o governo federal. Elas poderão realizar lançamentos de veículos espaciais não militares orbitais e suborbitais em Alcântara.

0

A chamada pública na qual as organizações foram escolhidas foi lançada em maio de 2020. Em abril deste ano, a AEB e o MCTI lançaram um segundo edital para escolher empresas nacionais ou estrangeiras interessadas em realizar lançamentos a partir do CEA.

Últimas notícias