Helicóptero da Nasa voa pela primeira vez em Marte

O helicóptero Ingenuity voou e posou em Marte, nesta segunda (19/4)

atualizado 19/04/2021 10:21

Foto: Reprodução

São Paulo – A Nasa realizou seu primeiro voo com o helicóptero Ingenuity em Marte. O veículo motorizado fez a operação e pousou no planeta vermelho por volta das 4h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (19/4).

A agência espacial americana, que pretende coletar mais informações sobre Marte, teve sucesso em controlar de outro planeta o mini-helicóptero de 1,8 kg, com duas hélices de 1,2 m e painéis solares que carregam suas baterias.

“O Ingenuity relata ter realizado aceleração, decolagem, voo, flutuação, descida, pouso e aterrissagem”, anunciou o Centro de Controle de Missão da Nasa.

As imagens que comprovam a chegada do Ingenuity são do próprio helicóptero e também do robô Perseverance, que já estava em Marte.

“Agora, podemos dizer que os seres humanos voaram em uma nave roteada em outro planeta”, disse a engenheira e gerente do projeto do Ingenuity, MiMi Aung.

O intuito era de que a nave alçasse voo no dia 12 de abril, o que não aconteceu, por problemas técnicos. Se os planos da Nasa derem certo, pode ser o início de um processo de exploração aérea de diversos planetas, de um ponto de vista que nenhuma sonda orbitadora ou rovers em solo conseguiu captar.

Veja as imagens:

Últimas notícias