Equipamento da Nasa consegue extrair oxigênio em Marte pela 1ª vez

Esse processo é muito mais seguro, barato e rápido do que transportar enormes quantidades de oxigênio

atualizado 22/04/2021 22:47

NasaReprodução Nasa

A Nasa, que é responsável pelo rover Perseverance, afirmou nesta quarta-feira (22/4), que o veículo foi primeiro equipamento a produzir oxigênio em marte. Ele também foi o responsável por gravar o primeiro vídeo do planeta e fazer o primeiro helicóptero autônomo decolar por lá.

A conquista só foi realizada por conta de um componente que fica na lateral superior direita da Perseverance, batizado de MOXIE. A sigla, em português e com tradução livre, significa Experimento de Utilização de Recursos In Situ de Oxigênio em Marte.

Esse processo realizado pelo rover Perseverance é muito mais seguro, barato e rápido do que transportar enormes quantidades do elemento a partir de foguetes, por exemplo. Afinal, gerar oxigênio a partir de uma substância já presente em Marte é vista como uma enorme conquista.

A agência espacial ainda afirma que ao todo, nesse primeiro experimento, foram produzidos 5 g de oxigênio, o que seria equivalente a uma reserva de ar respirável de 10 minutos para um astronauta. A capacidade máxima do equipamento é de gerar 10 g/hora.

Como funciona?

O Perseverance não é capaz de “criar” oxigênio. Então, o que ele faz é coletar o dióxido de carbono (CO²) que existe em abundância na atmosfera marciana, separando os elementos a partir de processos químicos e que usam eletricidade.

Com isso, como resultado o oxigênio é armazenado, enquanto o monóxido de carbono restante é devolvido para Marte.

0

Últimas notícias