metropoles.com

Em vídeo, assessor de Gabriel Monteiro orienta morador de rua a furtar

Homem teria recebido promessa de pagamento para furto encenado. Em outra gravação, Gabriel Monteiro orienta perguntas contra LGBTQIA+

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução de vídeo
Vereador Gabriel Monteiro fala com morador de rua que teria sido orientado por seu assessor a praticar furto
1 de 1 Vereador Gabriel Monteiro fala com morador de rua que teria sido orientado por seu assessor a praticar furto - Foto: Reprodução de vídeo

Rio de Janeiro – Um funcionário do vereador Gabriel Monteiro (sem partido) orientou um morador de rua a furtar uma mulher, na Lapa, no Centro do Rio. Trata-se de mais uma denúncia de que o ex-PM teria criado narrativas falsas para vídeos de seu canal no YouTube.

Após a simulação do furto da bolsa de uma moça que estaria esperando um Uber, o suposto assaltante é abordado, de imediato, pelo parlamentar – sempre em frente às câmeras. Pouco tempo depois, um segurança de Monteiro, que chega a mostrar uma arma, empurra o “ladrão”, que cobra indignado o pagamento que lhe teria sido prometido.

No início da conversa, o assessor de Gabriel Monteiro orienta: “Aí tu vai pelo cantinho, ela não está nem vendo. Ela é autista, não vai nem se ligar”. Mas se recusa a efetuar o pagamento antes da ação. Depois, o vereador questiona: “Tu jogou essa bolsa ali para quê?”. O homem reivindica o acordo e é intimidado por segurança. Veja o vídeo:

Em outra gravação, Gabriel Monteiro aparece orientando um assessor, Rick, a fazer perguntas em tom difamatório sobre a população LGBTQIA+. “Vai numa construção disso: raiva de gay, gay não deveria existir, gay só faz m….”, diz ele, em um dos áudios. Ouça:

Os vídeos foram recebidos pelo deputado estadual Giovani Ratinho, do Pros, que pediu à Assembleia Legislativa (Alerj) apoio das Comissões de Direitos Humanos, da Mulher e de Segurança Pública para apurar o caso.

“Recebi as denúncias em meu gabinete avançado em São João de Meriti. Minha obrigação é investigar e denunciar esses atos. O vereador Gabriel Monteiro cria falsas narrativas simulando um assalto com um morador de rua em um dos vídeos. Também demonstra total desprezo e preconceito contra a população LGBTQIA+ no vídeo, proferindo palavra horrível que demonstra clara LGBTfobia”, afirmou o deputado.

Procurado, Gabriel Monteiro negou as acusações. “São experimentos sociais, um quadro difundido mundialmente em inúmeros canais na internet. Nós, visando desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas, propomos uma situação em que as pessoas são testadas”, diz a nota.

“O intuito é sempre o mesmo, a conscientização da pessoa com a intervenção do Gabriel, que muitas vezes a auxilia a buscar um melhor caminho, bem como ser pedagógico para a sociedade em geral que assiste ao vídeo”. Ouça o áudio:

Outras acusações

O vereador Gabriel Monteiro está sendo acusado por ex-funcionário de assédio moral e sexual e de exploração e constrangimento infantil. Os casos são investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.

O deputado Giovani Ratinho também apresentou seis vídeos do vereador com menores na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV). Em pelo menos três gravações, elas demonstram que não queriam ser gravadas.

Conselho de Ética e Disciplina da Câmara de Vereadores vai se reunir com sete promotores do Ministério Público na próxima segunda-feira (4/4). Nesta quinta-feira (31/3), membros do órgão encontrarão com a delegada Gisele Espírito Santo, da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) de Jacarepaguá, para saber sobre a investigação.

Por enquanto, a entidade decidiu que não vai representar pela cassação do vereador até ter mais elementos sobre as investigações sobre os crimes, como assédio sexual e moral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?