O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a falar de responsabilidade fiscal durante um encontro com a comunidade brasileira no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal, na manhã deste sábado (19/11).
“Sabemos que temos que ter responsabilidade. Não gastar mais do que a gente ganha. Mas eu também sei que temos que cuidar do povo mais pobre. E por isso eu digo para vocês que nós vamos recuperar o Brasil”, afirmou o petista.
Na sexta, Lula também falou sobre o assunto. Ele disse que “não há razão para ter medo” sobre a política fiscal de seu futuro governo. Essas declarações foram feitas após reações negativas do mercado financeiro após o ex-presidente ter defendido que a equipe técnica da transição pense na responsabilidade social, além da fiscal.
Encontro com líderes
Lula viajou para Portugal após participar da 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, no Egito.
O presidente eleito se encontrou em Lisboa com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

Presidentes de três países se encontraram em LisboaRicardo Stuckert

Três presidentes: Filipe Nyusi, Marcelo Rebelo de Sousa e LulaRicardo Stuckert

Líderes de Portugal, Moçambique e Brasil se reuniram em LisboaRicardo Stuckert

Lula em PortugalReprodução
Volta de brasileiros
Ainda no discurso no Instituto Universitário de Lisboa, Lula defendeu que vai tornar o Brasil atrativo para os brasileiros que deixaram o país por falta de oportunidades.
“Fico triste quando vejo brasileiros e brasileiras morando em outros países porque não conseguiram encontrar oportunidades no Brasil. Em nosso governo, muita gente voltou porque recuperamos indústrias e criamos emprego. Espero que a gente faça isso mais uma vez”, afirmou.