metropoles.com

Em Portugal, Lula diz que Brasil se tornou país “triste” com Bolsonaro

Durante a sua visita a Portugal, o presidente eleito Lula declarou que irá fortalecer as relações com as outras nações

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Coletiva de imprensa de Lula e o primeiro-ministro português António Costa em Lisboa - Metrópoles
1 de 1 Coletiva de imprensa de Lula e o primeiro-ministro português António Costa em Lisboa - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil se tornou um país mais triste durante a gestão do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Ao lado do primeiro-ministro português, António Costa, o petista prometeu reforçar os laços com outras nações.

“O Brasil virou um país triste, porque é um país em que a esperança desapareceu, em que o presidente fazia questão de não conversar com ninguém, de não receber ninguém, ninguém queria visitar o Brasil, porque ele teve um comportamento totalmente anti Brasil e antidemocrático”, declarou Lula ao alfinetar Bolsonaro.

Após participar da COP27, no Egito, Lula visita Portugal neste fim de semana.

O futuro presidente também disse que irá assinar o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em português, dedicado ao cantor e compositor Chico Buarque em 2019.

Com a vitória em 2019, o prêmio deveria ter sido entregue em abril de 2020. Contudo, em decorrência das medidas de restrição da pandemia de Covid-19, a premiação deverá ocorrer só em junho de 2023.

O presidente Jair Bolsonaro deveria ter assinado o prêmio ainda em 2019, mas questionou o prazo para assinatura do documento. “Eu tenho prazo? Então, em 31 de dezembro de 2026 eu assino”, declarou.

“Finalmente vou assinar o prêmio que o Chico Buarque ganhou, de Camões, que o governo atual não quis assinar, e eu vou assinar. Se Deus quiser, eu estarei em Lisboa com o Chico Buarque para receber o prêmio tão merecido”, enfatizou Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?