Em telefonema a Messias, Lula explica ausência na Marcha para Jesus

Lula liga para Jorge Messias durante o evento em São Paulo, agradece convite e diz evitar atos religiosos em período eleitoral

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Ricardo Stuckert
Messias e Lula
1 de 1 Messias e Lula - Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicou sua ausência na 34ª edição da Marcha para Jesus, realizada nesta quinta-feira (4/6), em São Paulo (SP), em uma ligação com o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias. O ministro representou o chefe do Executivo no evento organizado pelo apóstolo Estevam Hernandes. O petista ligou para Messias enquanto ele estava no evento.

O momento foi divulgado pelo ministro nas redes sociais. Na publicação, Messias afirmou que compareceu à marcha a pedido de Lula e destacou que sua presença teve o propósito de “louvar e engrandecer a Deus”.

 

Durante o telefonema, Lula conversou com Estevam Hernandes e agradeceu o convite para participar do evento. O presidente também explicou por que não compareceu presencialmente à manifestação religiosa.

“Eu não participo de nada religioso em época de eleição porque eu não quero passar a ideia de que estou tentando tirar proveito de uma coisa sagrada”, afirmou Lula.

Na conversa, o petista ainda relembrou a sanção da lei que reconheceu a Marcha para Jesus como manifestação cultural nacional. Hernandes agradeceu o gesto e disse que a assinatura da norma permanece “no coração” dos organizadores do evento.

Messias acompanhou toda a ligação ao lado de Hernandes em cima de um dos trios elétricos que percorreram a Avenida Tiradentes, no trajeto entre a região da Luz e a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Em telefonema a Messias, Lula explica ausência na Marcha para Jesus - destaque galeria
3 imagens
Jorge Messias (no canto direito) em trio elétrico da Marcha Para Jesus de SP
Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.
Ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, na Marcha para Jesus de SP. Ele foi a pedido do presidente Lula
1 de 3

Ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, na Marcha para Jesus de SP. Ele foi a pedido do presidente Lula

Jessica Bernardo/Metrópoles
Jorge Messias (no canto direito) em trio elétrico da Marcha Para Jesus de SP
2 de 3

Jorge Messias (no canto direito) em trio elétrico da Marcha Para Jesus de SP

Jessica Bernardo/ Metrópoles
Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.
3 de 3

Messias foi anunciado por Lula em novembro de 2025, mas a indicação só foi protocolada no começo de abril de 2026.

Reprodução / Redes sociais

Messias representando Lula

Mais cedo, o advogado-geral da União afirmou ao Metrópoles que recebeu de Lula a missão de representar o governo no evento e reforçar o caráter religioso da manifestação.

“O presidente me pediu para vir trazer o abraço dele a todos os irmãos e irmãs em Cristo. E me pediu uma coisa: ‘Messias, vá à marcha para louvar e adorar. A marcha não é lugar de comício, a marcha é lugar de louvor e adoração a Deus’”, declarou.

A edição deste ano da Marcha para Jesus reuniu lideranças religiosas e políticas de diferentes espectros ideológicos. No trio principal, Messias dividiu espaço com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL).

Questionado sobre a presença do adversário político, o ministro recorreu a uma referência bíblica para defender a convivência no evento. “Na mesa de Jesus, tem lugar para Tiago, para Pedro, para Tomé e até para Judas. Na mesa de Jesus, o único perfeito é Deus”, disse.

Flávio Bolsonaro também minimizou eventuais divergências e afirmou que todos os participantes estavam reunidos pelo mesmo propósito. “Não tem climão nenhum aqui”, declarou o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações