Vídeo. Em rede social, soldado chama FAB de “Força Aérea da Biqueira”

Segundo a Aeronáutica, jovem fez as imagens em junho enquanto ainda era militar, mas deu baixa no serviço obrigatório na semana passada

ReproduçãoReprodução

atualizado 03/07/2019 13:33

Vídeos que mostram um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) fumando e caçoando da corporação viralizou nas redes sociais esta semana. O soldado que aparece nas imagens publicou o conteúdo na função Stories do Instagram, chamando a Aeronáutica de Força Aérea da Biqueira. A Base Aérea de São Paulo instaurou procedimento para apurar o caso.

No vídeo, o jovem aparece fumando, ao lado de outros, dentro da base aérea de São Paulo, em Guarulhos, cidade da Região Metropolitana. Todos estão usando uniformes de educação física da FAB. As cenas foram compartilhadas pelo WhatsApp, segundo o site G1.

De acordo com a reportagem do G1, o soldado teria dado baixa no serviço militar obrigatório na sexta-feira (28/06/2019). Não se sabe de que produto era feito o cigarro. Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que identificou os militares envolvidos no vídeo, e que eles não fazem mais parte do efetivo da Força Aérea desde junho deste ano. Ressaltam que não foi constatado porte de entorpecente. A FAB também esclareceu que repudia veementemente atitudes desta natureza.

Militar preso com cocaína
O caso ocorre uma semana depois que o sargento da FAB Manoel Silva Rodrigues foi preso com cocaína num avião presidencial brasileiro na Espanha. O Ministério da Defesa e o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmaram a prisão.

Nesta terça-feira (02/07/2019), o líder do Planalto afirmou que uma equipe da Aeronáutica deve viajar a Espanha para interrogá-lo. “O comandante Bermudes instaurou IPM [Inquérito Policial Militar], outras investigações estão sendo feitas e estamos fornecendo informações a polícia da Espanha. Ele pretende enviar o mais breve possível uma equipe nossa para ouvir o sargento”, afirmou.

Últimas notícias