Em meio à treta com Eduardo, Caiado usa Disney e ironiza: "Pateta"
As declarações foram feitas horas depois de Eduardo Bolsonaro responder a críticas feitas por Caiado sobre o green card do ex-deputado

Em meio à troca de críticas com Eduardo Bolsonaro (PL), o ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), voltou a ironizar o ex-deputado nas redes sociais. Nesta terça-feira (21/7), o político publicou uma enquete no X em que faz referência a personagens da Disney.
Sem citar diretamente Eduardo, Caiado perguntou aos seguidores:
“Quem é o personagem que vive nos Estados Unidos, é todo atrapalhado e, sempre que abre a boca faz alguma besteira? A) Mickey B) Pateta C) Pato Donald.”
Pouco depois, o ex-governador reforçou a provocação com uma nova publicação.
“A diferença é que o Pateta da Disney é atrapalhado, mas bem-intencionado e inofensivo. Já o da política brasileira tropeça nos Estados Unidos, e a queda pode custar caro ao Brasil, atingindo a indústria, as exportações e os empregos.”
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEntenda a troca de farpas
A troca de ataques começou após Caiado comentar a notícia de que Eduardo Bolsonaro recebeu um green card do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, documento que permite morar e trabalhar de forma permanente nos Estados Unidos.
Em publicação no X, Caiado afirmou que o benefício deveria servir para fortalecer a economia brasileira, e não para interesses pessoais.
“Green card, quem precisa é o produtor brasileiro para entrar no mercado americano sem pagar pedágio. Precisamos valorizar e fortalecer o agro do nosso país, defender a indústria e proteger os empregos do Brasil. Não é turismo, é sobre autoridade moral pra governar!”
A declaração provocou reação de Eduardo Bolsonaro, que também utilizou as redes sociais para responder ao ex-governador.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasResposta de Eduardo
Na resposta, Eduardo ironizou o silêncio de Caiado em relação aos produtores rurais condenados por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, fazendo referência ao chamado “golpe da Disney”, expressão usada por críticos para ironizar o fato de o parlamentar estar nos Estados Unidos.
“Green card quem precisa são os fazendeiros condenados no golpe da Disney, que o senhor não fala nada. É o preço que o senhor paga para participar dos coquetéis do STF e da elite de Brasília? Dando cidadania goiana aos perseguidores, o senhor deixa claro a quem atenderia caso chegasse à presidência. E ainda vem falar de ‘autoridade moral’ para governar o Brasil. Faça-me o favor…”
Ao mencionar “perseguidores”, Eduardo publicou imagens de Caiado ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Flávio Dino, ambos homenageados pela Assembleia Legislativa de Goiás com o título de cidadãos goianos.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025. Nessa segunda-feira (20/7), veio a público a informação de que ele foi beneficiado pelo governo de Donald Trump com um green card, documento que garante residência permanente e autorização para trabalhar no país.
A revelação intensificou o embate entre o deputado licenciado e Caiado, que deve disputar espaço no campo da direita nas eleições presidenciais de 2026. A troca de críticas nas redes sociais ocorre em meio às discussões sobre a atuação de Eduardo nos Estados Unidos e seus reflexos para a política brasileira.







