metropoles.com

Em discurso, Bolsonaro defende governo e critica passaporte vacinal

O presidente da República falou aos brasileiros em rede nacional de rádio e TV na noite no último dia de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bolsonaro fala sobre vacina e critica rivais em mensagem de fim de ano
1 de 1 Bolsonaro fala sobre vacina e critica rivais em mensagem de fim de ano - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez, na noite desta sexta-feira (31/12), o último pronunciamento oficial do ano. O discurso, transmitido em todos os canais de TV e emissoras de rádio, teve duração de quase 6 minutos e foi gravado com antecedência, antes do mandatário viajar para férias em Santa Catarina.

Na fala, Bolsonaro defendeu o governo, voltou a se opor à obrigatoriedade do passaporte vacinal e criticou rivais políticos.

“Não apoiamos o passaporte vacinal. Nem qualquer restrição àqueles que não desejam se vacinar. Também, como anunciado pelo ministro da Saúde, defendemos que a vacina para as crianças entre cinco e onze anos sejam aplicadas somente com o consentimento dos pais e prescrição médica. A liberdade tem que ser respeitada.”

Mirando o eleitorado fiel, citou investimentos do BNDES no exterior e disse que o governo completou três anos sem corrupção. Além disso, falou sobre a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco e o pagamento do Auxílio Brasil.

Em outro momento, o presidente criticou os governadores dos estados pelas políticas de distanciamento e restrições sanitárias decretadas durante a pandemia. Para ele, foram as medidas econômicas federais que evitaram uma “quebradeira econômica” no país. Na sequência, atacou o programa Bolsa Família, percussor do atual programa de transferência de renda Auxílio Brasil.

Alguns ex-ministros também foram lembrados no discurso. “Formamos um ministério com pessoas capazes para enfrentar a todos os desafios. Ao longo do tempo, alguns o deixaram por livre e espontânea vontade. Outros foram substituídos por não se adequarem aos propósitos da maioria que me elegeu”, disse.

Atualmente, o ex-ministro de seu governo Sergio Moro (Podemos) afirma que estará na corrida presidencial para o próximo ano.

Veja a íntegra do discurso oficial:

 

Este foi o terceiro pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional neste ano. No ano anterior, o mandatário realizou sete falas à nação.

O presidente está de férias no litoral de Santa Catarina. Por lá, Bolsonaro já passeou de moto, andou de jet ski com a filha e a enteada, cortou o cabelo em uma barbearia local, apostou na Mega da Virada e jantou em uma pizzaria. Na manhã da última sexta, ele também foi ao parque temático Beto Carrero, onde dirigiu um dos carros do espetáculo “Hot Wheels Epic Show!”. Após o passeio, Jair Bolsonaro visitou uma unidade da rede de varejo do empresário Luciano Hang, a Havan, onde cantou e dançou com funcionários.

A passagem dele pela região tem provocado aglomerações. O presidente dispensa o uso de máscaras.

As chuvas na região sul da Bahia deixaram, até o momento, 25 mortos e mais de 91 mil estão desabrigados ou desalojados. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência. O presidente Jair Bolsonaro afirma que tem acompanhado a crise de longe e ressalta o envio de equipe ministerial à região.

Pronunciamento de Natal

Ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o chefe do Executivo federal também fez um pronunciamento na noite do dia 24 de dezembro, no qual desejou feliz Natal aos brasileiros e exaltou Deus, pátria e família – a tríade utilizada por ele como bandeira eleitoral.

A curta mensagem, que durou pouco mais de um minuto, rendeu panelaços, gritos em protesto e críticas nas redes sociais.

Compartilhar notícia