metropoles.com

TSE nega resposta de Haddad por propaganda que o coloca contra o agro

Candidato petista ao governo de SP, Haddad entrou com recurso no TSE contra inserção que o associa a falas de “agro fascista” , mas perdeu

atualizado

Compartilhar notícia

Flow Podcast/Reprodução
fernando haddad no podcast flow - Metrópoles
1 de 1 fernando haddad no podcast flow - Metrópoles - Foto: Flow Podcast/Reprodução

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou direito de resposta a Fernando Haddad, candidato petista ao governo de São Paulo. Por maioria, com 4 votos a 3, os ministros rejeitaram recurso formulado pelo postulante e a coligação Juntos por São Paulo contra o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a coligação São Paulo Pode Mais.

A coligação alegou que a propaganda veiculada com os dizeres: “o padrinho do Haddad, o Lula, lá na televisão chamando o agro de fascista. Aí não, né? Por aí já dá para ver como o PT pretende tratar o agro de São Paulo” é inverídica e ofensiva.

Em votação apertada, os ministros decidiram votar com o relator, ministro Sérgio Banhos, que havia negado o direito por entender que não há como se verificar nos autos informação capaz de configurar injúria, calúnia ou difamação.

Voto do presidente do TSE

O ministro Alexandre de Moraes votou favoravelmente ao direito de resposta por entender que a publicidade do grupo de Tarcísio imputa a Haddad “fala de terceiros, fora do contexto para atribuir a essa candidato a pecha de “fascista” e ainda colocá-lo contra o grupo do agro”, disse. Para Moraes, isso é desvirtuar a informação e o TSE não deve permitir que modelos assim “atrapalhem o livre mercado de ideias”.

“Não podemos permitir a propagação de discursos mentirosos e de ódio. O TSE não permite a propagação de discurso de ódio. Isso atenta contra a liberdade de escolha do eleitor”, analisou. No entanto, Moraes foi voto vencido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações