Trump pede votos para Bolsonaro: “Ele nunca vai decepcionar vocês”
Em sua rede social, ex-presidente dos EUA Donald Trump comentou as eleições brasileiras e chamou Lula de “radical de esquerda”
atualizado
Compartilhar notícia

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, nesta sexta-feira (28/10), voltou a pedir votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) em post em sua rede social, a Truth Social.
“Domingo é um grande dia para o Brasil e para o mundo. Um grande e respeitado líder, que também é um cara legal com um grande coração, Jair Bolsonaro, está disputando a reeleição. Seu oponente, ‘Lulu’, é um lunático radical de esquerda que vai rapidamente destruir seu país e todo o progresso que foi feito pelo presidente Bolsonaro”, escreveu Trump.
“No domingo, vote pelo presidente Jair Bolsonaro – ele nunca vai decepcionar vocês”, concluiu o ex-presidente Trump.
Veja:

Trump pediu votos a Bolsonaro no próximo domingo (30/10) e chamou Lula de “lunático radical de esquerda” Reprodução

Bolsonaro e Trump em jantar nos Estados Unidos em março de 2020 Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro em visita a Donald Trump em março de 2020 Alan Santos/PR

Presidente Bolsonaro janta com Donald Trump em resort pessoal do ex-presidente americano, em Mar-a-Lago, na Flórida Guilherme Waltenberg

Jair Bolsonaro e Donald Trump Guilherme Waltenberg

O presidente Jair Bolsonaro com o mandatário norte-americano, Donald Trump Alan Santos/PR

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o então presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma entrevista coletiva no Rose Garden da Casa Branca, em Washington (EUA) Isac Nóbrega/PR
Elogios de Trump
Em setembro, Trump já havia dito que Bolsonaro “fez um excelente trabalho pelo povo maravilhoso do Brasil” em seus quatro anos de mandato. O ex-líder estadunidense ainda fez referência ao brasileiro como o “Trump dos Trópicos” e “homem maravilhoso”.
Banido das redes sociais desde 2021, sob a acusação de divulgar notícias falsas, discurso de ódio e incentivar golpe de Estado, Trump lançou, no início de 2022, sua prometida plataforma para escapar do que chama de “censura das big techs”. Trata-se da Truth – ou Verdade, em inglês – e parece uma mistura de Twitter e Instagram, na qual as postagens não se chamam tuítes, mas “truths” ou “verdades”.
Admirador declarado de Donald Trump e adepto da tese de que houve fraude nas eleições americanas, Bolsonaro expressou sua preferência pela reeleição do então presidente republicano na campanha eleitoral de 2020. Trump acabou derrotado pelo democrata Joe Biden, com quem Bolsonaro não possui relação tão próxima.