metropoles.com

Trump é intimado a depor ao Congresso por invasão do Capitólio

Além de esclarecimentos, o comitê bipartidário pediu ao ex-presidente que entregue uma série de documentos referentes ao ocorrido

atualizado

Compartilhar notícia

Tom Pennington/Getty Images
Donald Trump
1 de 1 Donald Trump - Foto: Tom Pennington/Getty Images

O comitê bipartidário da Câmara (Democratas e Republicanos) dos Estados Unidos emitiu, nesta sexta-feira (21/10), uma intimação para que o ex-presidente Donald Trump deponha ao colegiado até dia 14 de novembro. 

O comitê, que investiga a invasão do Capitólio por apoiadores de Trump em 6 de janeiro do ano passado, quer que o republicano esclareça uma série de questões e ainda pede a ele inúmeros documentos referentes ao episódio.

Na semana passada, o grupo votou uma moção para intimar o ex-presidente a prestar esclarecimentos sobre o ataque ao Congresso. A decisão de hoje oficializa a medida.

De acordo com informações já veiculadas na imprensa internacional, o comitê não quis encerrar os trabalhos sem uma oitiva com Donald Trump, sendo ele o personagem central da “insurreição” de janeiro do ano passado. 

Steve Bannon 

Ainda nesta sexta-feira, a Justiça americana condenou o ex-estrategista político de Trump, Steve Bannon, a quatro meses de prisão e uma multa de US$ 6,5 mil por desacato ao Congresso.

Bannon foi condenado em julho, por se recusar a entregar documentos e a depor à comissão. Seu caso abre precedente para que os episódios relacionados ao Capitólio sofram retaliações semelhantes ou mais severas. Ou seja, se Trump se recusar a cumprir o pedido do Congresso, o mesmo pode ocorrer com ele. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?