metropoles.com

Rodrigo Garcia fecha apoio a Tarcísio e sinaliza adesão a Bolsonaro

Governador paulista derrotado no 1º turno se reuniu com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e terá encontro com o presidente em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Governador, candidato a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) ao fundo a bandeira do estado de são paulo
1 de 1 Governador, candidato a reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) ao fundo a bandeira do estado de são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Derrotado na disputa pela reeleição em São Paulo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) decidiu apoiar o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição ao governo paulista. Ele também sinalizou a aliados que também apoiará a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Garcia recebeu o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos articuladores políticos da campanha do presidente, no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira (4/10) e vai se encontrar pessoalmente com Bolsonaro em São Paulo no fim da tarde.

Bolsonaro fará uma agenda com Tarcísio em duas igrejas evangélicas na capital paulista.

A decisão do governador tucano representa um duplo revés para o PT, que tentava atrair Rodrigo Garcia para o palanque de Haddad ao governo de São Paulo e para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro turno, Bolsonaro derrotou Lula em São Paulo por 47,71% a 40,89%.

Na segunda-feira (3/10), o Metrópoles antecipou que os principais partidos da coligação de Garcia iriam apoiar Tarcísio. Além do alinhamento ideológico mais conservador, PP, MDB, PSDB e União Brasil também estão de olho na eleição municipal de 2024, na qual o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tentará a reeleição e deverá ter como principal adversário o deputado eleito e líder dos sem-teto Guilherme Boulos (PSol).

O PP de Ciro Nogueira já havia anunciado o apoio à candidatura de Tarcísio na segunda-feira (3/10), enquanto MDB, PSDB e União Brasil já tinham conversas avançadas para embarcar no palanque do candidato do Republicanos, que contrariou as pesquisas e avançou ao segundo turno à frente de Fernando Haddad, com 42,3% contra 35,7%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações