metropoles.com

Por apoio à reeleição, Bolsonaro recebe parlamentares no Alvorada

Encontro com parlamentares tem objetivo de articular mais apoio em busca da reeleição do presidente Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente jair bolsonaro fala com autoridades
1 de 1 Presidente jair bolsonaro fala com autoridades - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, na tarde desta quarta-feira (5/10), parlamentares no Palácio da Alvorada. Estavam presentes deputados e senadores com mandato ativo e também os que foram eleitos senadores no último domingo (2/10).

O encontro teve como objetivo articular mais apoio em busca da reeleição de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Mais cedo, o presidente recebeu os governadores reeleitos Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Junior (PSD-PR), além do candidato ao governo do Rio Grande do Sul Onyx Lorenzoni (PL). Ibaneis e Ratinho declararam apoio à reeleição de Bolsonaro.

No encontro da tarde desta quarta, estiveram parlamentares de pelo menos quatro partidos: PL, PP, Republicanos e PSC. Todas as siglas já anunciaram apoio à candidatura do presidente no segundo turno. Além dos parlamentares, ministros do governo e aliados políticos marcaram presença no encontro. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi à reunião.

0

Bolsonaro e Lula vão disputar o segundo turno no dia 30 de outubro, para ver quem ocupará a Presidência da República entre 2023 e 2027. No primeiro turno do pleito, o atual chefe do Executivo federal ficou atrás do petista no cenário nacional. O candidato do PL recebeu 51 milhões de votos (43,20%), enquanto Lula ficou com 57,2 milhões (48,43%).

Apoio de governadores

Nessa terça-feira (4/10), dois dias após o resultado do primeiro turno, Bolsonaro conseguiu o apoio dos governadores Rodrigo Garcia (PSDB), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro.

Segundo o chefe do Executivo federal, a aliança tem como intuito “evitar que a quadrilha”, em referência ao Partido dos Trabalhadores (PT), “volte ao poder”.

“Diferenças sempre existirão, mas o que está em jogo neste momento é algo muito maior: o futuro do nosso Brasil. É hora de unirmos forças para proteger a liberdade e a dignidade do povo brasileiro e evitar que a quadrilha que assaltou e quase destruiu o país volte ao poder”, escreveu o presidente nas redes sociais.

Com o apoio dos três governadores, o presidente da República terá alianças com os mandatários de três dos cinco maiores colégios eleitorais do país para disputar o segundo turno contra Lula.

Bancada ruralista

Na manhã desta quarta, Bolsonaro ainda se reuniu com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – também conhecida como bancada ruralista. Os parlamentares declararam apoio ao atual mandatário do país no segundo turno das eleições.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, também participou do encontro. Segundo ele, no governo Bolsonaro, a preservação ambiental e a produção caminham de mãos dadas, e afirmou que a pasta e o Ministério da Agricultura “trabalham juntos”.

A política ambiental do atual governo é alvo de críticas da comunidade internacional e de especialistas brasileiros. Em quase quatro anos de gestão Bolsonaro, o desmatamento da Amazônia e do Cerrado tem aumentado. O presidente costuma minimizar os episódios e pregar que a região amazônica não pega fogo, pois é úmida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?